Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 11 de maio de 2013


Depressivos falam mais vezes "eu" em frases

Descoberta é de pesquisa realizada por universidade alemã
Uso frequente de pronomes na 1ª pessoa do singular pode indicar problema / ShutterstockUso frequente de pronomes na 1ª pessoa do singular pode indicar problemaShutterstock

O estudo foi feito com 103 mulheres e 15 homens que, durante uma sessão de psicoterapia, falaram sobre relacionamentos, passado e autopercepção. Além disso, todos preencheram questionários sobre depressão e comportamento social.

Os pesquisadores então contaram o número de vezes que as pessoas usaram os pronomes primeira pessoal do singular (eu, me) e da primeira pessoa do plural (nós, conosco). 

Aqueles que usavam mais vezes a primeira pessoa do singular apresentaram níveis mais altos de depressão. Eles também mostraram ter relacionamentos interpessoais mais problemáticos, com atitudes como procura constante por chamar a atenção e incapacidade de ficarem sozinhos.

“Usar pronomes da primeira pessoa do singular destaca a pessoa como uma entidade distinta, enquanto usar pronomes da primeira pessoa do plural enfatiza a inclusão nas relações sociais”, explicou Johannes Zimmerman, que conduziu a pesquisa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário