quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Astronauta Christina Koch é a mulher a passar mais tempo sozinha no espaço

Ao completar 288 dias seguidos a bordo da Estação Espacial Internacional, Koch bate um novo recorde

REDAÇÃO GALILEU
28 DEZ 2019 

A astronauta Christina Koch, da Nasa, faz história neste sábado (28): ao completar 288 dias corridos no espaço, ela se torna a mulher que mais passou tempo sozinha em órbita, ultrapassando o recorde anterior, da astronauta aposentada Peggy Whitson.

Ela partiu para o espaço em março de 2019 com o objetivo de passar seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Mas sua missão foi prorrogada e ela deve retornar à Terra no dia no dia 6 fevereiro de 2020, quando terá completado a marca de 328 dias fora do nosso planeta.
Durante esses meses, Koch estuda, entre outras coisas, os efeitos no corpo humano de viagens espaciais longas. Mas ela também tem outras funções - que aliás, já renderam outros recordes. Em outubro, ela e sua colega Jessica Meir foram as primeiras mulheres a fazer uma corrida espacial 100% feminina.
Elas passaram mais de sete horas fora da ISS com o objetivo de trocar o controlador de energia que regula as baterias da estação. Em janeiro, a dupla deve voltar ao espaço para completar a missão, de acordo com o jornal britânico Daily Mail.
E mais conquistas podem estar por vir: Koch está entre as 12 candidatas a participar da Missão Artemis, que levará uma mulher à Lua pela primeira vez, em 2024.
A astronauta é formada em engenharia elétrica e física pela Universidade do Estado da Carolina do Norte, nos EUA, e tem um mestrado no mesmo ramo da engenharia.
Ela começou sua carreira desenvolvendo instrumentos de ciência espacial e trabalhou no Laboratório de Astrofísica de Alta Energia do Goddard Space Flight Center (GSFC), da Nasa, entre 2002 e 2004. Em junho de 2013, a especialista foi selecionada como um dos oito membros da 21ª classe de astronautas da agência espacial norte-americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário