Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 2 de setembro de 2012


Como manter a mente sã

Philippa Perry


Em Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o manual que a maioria dos psiquiatras e muitos psicoterapeutas usam para definir os tipos e as nuances de insanidade, você vai encontrar a descrição de inúmeros transtornos de personalidade. Apesar da enorme variedade, e apesar da proliferação de transtornos definidos em edições sucessivas, essas definições estão incluídas em apenas dois grupos principais.
Em um grupo estão as pessoas que se perderam no caos e cujas vidas oscilam de crise em crise; no outro, aqueles que se tornam escravos de uma rotina e agem de acordo com um grupo limitado de reações antiquadas e rígidas. Alguns de nós conseguimos pertencer aos dois grupos de uma vez só. Então, qual a solução para o problema de reagir ao mundo de uma maneira demasiadamente rígida, ou de sentir-se tão afetado por ele que existimos em um estado contínuo de caos?
Vejo isso como um caminho bastante vasto, com muitas bifurcações e desvios, e nenhum caminho “certo”. De tempos em tempos, podemos nos desviar demais para o lado excessivamente rígido, e nos sentirmos presos; poucos de nós, por outro lado, vai passar pela vida sem ocasionalmente ir longe demais para o outro lado e experimentar se sentir caótico e fora de controle. Este livro é sobre como se manter no caminho entre esses dois extremos, como se manter estável e, no entanto, flexível, coerente e, ainda assim, capaz de abraçar a complexidade. Em outras palavras, este livro é sobre como manter a mente sã. Leia mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário