Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 21 de setembro de 2012


CNDM prestigia cerimônia de posse do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do RS

20/09 – CNDM prestigia cerimônia de posse do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do RS
Lúcia Reali (de vermelho) representa CNDM na solenidade de posse de conselheiras estaduais Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Coordenadora-geral do CNDM participa de solenidade de reativação de Conselho, presidida pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro
 
A cerimônia de posse das integrantes do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio Grande do Sul (CEDM) contou com a presença da coordenadora-geral do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), Lúcia Reali – designada pela ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e presidenta do CNDM. 
 
A solenidade foi presidida pelo governador Tarso Genro e reuniu lideranças femininas de diversos movimentos, na terça-feira (18/09) no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Composto por 33 conselheiras, o colegiado é vinculado à Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul (SPM-RS).
 
Lúcia Reali parabenizou o governador por reconhecer a importância do Conselho de Direitos das Mulheres. Também elogiou a secretaria estadual de Políticas para as Mulheres,  Márcia Santana, que se pautou em permanente diálogo com todas as redes e organizações na busca pelo fortalecimento de argumentos na defesa da reconstrução e recondução do colegiado para que ele fosse reativado.
 
“Um novo ciclo na história das lutas dos movimentos de mulheres do Rio Grande do Sul se inicia. Ele é fruto da mobilização dos movimentos de mulheres feministas e articuladas, dispostas a avaliar as políticas governamentais a partir da perspectiva da igualdade de gênero, raça, orientação sexual e religiosa”, destacou a coordenadora-geral do CNDM.
 
O governador Tarso Genro disse que será um orgulho receber periodicamente as orientações desse Conselho para que o governo se municie de insumos para o desenvolvimento de políticas para o enfrentamento à violência contra a mulher. 
 
Para a secretária estadual Márcia Santana, a posse do Conselho significa a retomada do protagonismo das mulheres que lutam por um mundo melhor. Salientou que o colegiado também tem o papel de ajudar a Secretaria na construção de políticas públicas para as mulheres. 
 
A representante do CEDM, Rosana Leivas, elogiou os processos de transparência que definiram as conselheiras eleitas e a retomada do conselho. Rosana disse que é importante estabelecer uma agenda permanente de diálogo com o Estado para lutar contra todo o tipo de preconceito e violência contra mulheres. “Nossa luta só será eficaz se formos um instrumento de transformação na vida das mulheres”, assinalou.
 
Sobre o Conselho - O CEDM é um órgão público de caráter autônomo, deliberativo, normativo e fiscalizador, responsável pela interlocução entre a sociedade civil e o Estado nas questões relativas aos direitos das mulheres, objetivando garantir o pleno exercício de sua cidadania. 
 
Das 33 conselheiras, 11 são representantes de órgãos do Governo do Estado e 22 de entidades da sociedade civil relacionadas com a promoção e defesa dos direitos da mulher, entre elas, oito representantes da sociedade civil eleitas no Fórum Estadual da Mulher e 14 representantes eleitas nos fóruns regionais.
 
A sociedade civil está representada por mulheres de diversas instituições, movimentos, sindicatos e partidos políticos, eleitas em fóruns regionais e no Fórum Estadual da Mulher. O mandato é de dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário