sábado, 19 de janeiro de 2013


Estupros e tortura estão entre violações de direitos humanos no Mali, afirma ONU

A atual crise no Mali está provocando graves violações de direitos humanos, incluindo execuções extrajudiciais, estupros e torturas, afirma um relatório divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH). O documento mostra que a atual situação dos direitos humanos está ligada à questões antigas e não resolvidas, e que as violações dos direitos humanos foram cometidas tanto no norte, ocupado por grupos rebeldes islâmicos, como em áreas sob controle do Governo.
O relatório ressalta que as mulheres em particular têm sofrido tratamento degradante por grupos extremistas devido a interpretação extrema da lei islâmica. Elas foram vítimas de assédio, abuso e violência sexual, devido a acusações de que estão indevidamente vestidas ou não estão usando corretamente o véu. Outras violações dos direitos humanos descritas no relatório incluem amputações, prisões arbitrárias, tortura, desaparecimentos forçados e o recrutamento de crianças-soldado.
As informações do documento foram compiladas por uma missão que chegou ao Mali em novembro e mostra como violações de direitos humanos estão ocorrendo desde o início deste ano, quando a luta entre as forças do governo e rebeldes tuaregues eclodiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário