sábado, 9 de fevereiro de 2013


Nova pesquisa derruba o mito de que 'homens são de Marte e mulheres são de Vênus'
por Redação Galileu

Ok, fisicamente homens e mulheres têm suas diferenças óbvias. Mas psicologicamente, não somos tão diferentes assim - pelo menos é o que mostra uma nova pesquisa da Universidade de Rochester. Segundo o estudo, em 122 características (que vão de empatia à sexualidade) a análise de 13,301 homens e mulheres não mostrou diferença significatva entre os gêneros.

"As pessoas pensam nos sexos como características distintivas. É a primeira pergunta que fazemos a uma grávida - menino ou menina? E o sexo persiste como uma característica que distingue dois tipos de humano", explica o professor de psicologia e co-autor do estudo Harry Reis.

O gráfico abaixo mostra que, enquanto características físicas como 'força' distinguem homens de mulheres, atitudes mais agressivas, consideradas masculinas, são comuns aos dois sexos:


Mas o estudo mostra que diferenças entre homens e mulheres que fazem parte de um senso comum não passam de mito. Mulheres são tão boas em matemática como homens e eles também podem ser tão sensíveis quanto elas. "O sexo não é uma categoria capaz de definir estereótipos", conta Reis. E, principalmente, o estudo deixa claro que há pouca diferença na maneira em que homens e mulheres pensam sobre relacionamentos, ao contrário do que livros do tipo "Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus" podem dizer.

Mesmo que haja uma mulher ou um homem que se encaixe em um estereótipo, são exceções que não podem caracterizar o grupo todo. "O que você acha difícil em seu parceiro/a não é uma coisa exclusiva de mulheres ou de homens, é uma característica humana e individual", explica Reis.

Vale ressaltar que o estudo mostra que o sexo não define traços da personalidade ou habilidades, mas ele pode definir alguns interesses. Scrapbooks e cosméticos foram atividades praticamente exclusivas femininas, enquanto boxe e filmes pornográficos um interesse mais masculino. 

Via PopSci

Nenhum comentário:

Postar um comentário