sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


ONU envia mais especialistas em direitos humanos para monitorar situação no Mali

Uma mulher caminha em Diabaly, Mali, no dia 26 de janeiro de 2013. Foto: EPA/NIC BOTHMA via ACNUDH.Como a situação dos direitos humanos no Mali permanecendo preocupante, o escritório de direitos humanos da ONU está enviando especialistas em direitos humanos para monitorar a situação no país.
O anúncio foi feito pela porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Cécile Pouilly, nesta sexta-feira (15).
Três especialistas em direitos humanos já chegaram a Bamaco, capital e maior cidade do país, para apoiar as atividades de direitos humanos desenvolvidas pelo Escritório das Nações Unidas no Mali (UNOM).
Segundo Pouilly, uma equipe de quatro pessoas seguirão para o Mali a partir de 17 de fevereiro para uma missão de duas semanas cujo objetivo é investigar alegações de abusos de direitos humanos, incluindo alegações de violência retaliatória.
A missão dá continuidade a uma outra, de novembro de 2012, que documentou várias violações de direitos humanos, incluindo execuções extrajudiciais, estupro e tortura.
As conclusões das duas missões serão apresentadas pela chefe de direitos humanos da ONU, Navi Pillay, para o Conselho de Direitos Humanos durante a 22ª sessão, que acontecerá entre 25 de fevereiro e 22 de março.
“Reiteramos o nosso apelo a todas as partes em conflito para que respeitem o direito internacional humanitário e os direitos humanos, e que previnam atos de vingança e retaliação”, afirmou a porta-voz.
Saiba tudo sobre a crise no Mali em www.onu.org.br/mali

Nenhum comentário:

Postar um comentário