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sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


Portal reúne informações sobre atendimento no SUS

06/02 - Portal reúne informações sobre atendimento no SUS
Cidadãos e cidadãs poderão conhecer serviços prestados pela rede pública

Do Em Questão
A partir de agora, o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) poderá acessar as informações sobre o atendimento que recebeu nas unidades públicas, por meio do Portal de Saúde do Cidadão, lançado na terça-feira (05/02). No portal portaldocidadao.saude.gov.br, serão registradas informações sobre internações, atendimentos ambulatoriais de alta complexidade e cirurgias - dados de divulgação restrita aos pacientes, que poderão liberá-los a médicos por quem estejam sendo acompanhados. 
Usuários e usuárias poderão acrescentar informações importantes relacionadas à sua saúde, como doenças crônicas ou alergias, anexar laudos de exames já realizados e se comunicar com o seu médico e inclusive receber orientações. 
Será possível consultar o número do Cartão SUS. Quem não tem pode fazer o pré-cadastro e depois validá-lo na unidade de saúde mais próxima. Quem já tem também precisará ir até uma unidade de saúde para receber a senha de acesso ao portal e concluir o cadastro.
Além das informações individuais, ofertadas restrita e pessoalmente, o portal também possibilitará consulta a todos os estabelecimentos que atendem pelo SUS, como unidades básicas, clínicas e hospitais. Com o auxílio de mapas, o cidadão localizará a opção de atendimento mais próxima e identificará pontos para retirada de medicamentos pelo programa Aqui Tem Farmácia Popular.
Gestão de unidades básicas - O funcionamento das unidades básicas de saúde pode ser agilizado pelo software público E-SUS Atenção Básica (E-SUS AB), criado pelo Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina.
A plataforma implanta o prontuário eletrônico, que reunirá, sem necessidade de papel, todo o histórico de atendimento dos pacientes. Além disso, oferece soluções para controle de estoques de medicamentos e insumos, agendamento de consultas e monitoramento do cumprimento da carga horária dos profissionais de cada unidade. 
 As informações específicas sobre cada paciente que constarem na plataforma ficarão registradas nas unidades de cada município. Para ampliar a adesão a essas ferramentas e aperfeiçoar a capacidade de atendimento, o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério das Comunicações, irá custear conexão de internet banda larga para as quase 14 mil unidades básicas que aderiram ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ).

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