Projeto Raízes do Futuro
© UNICEF/BRZ/Ana Maria Silva |
Em encontro com o secretário municipal do Trabalho da cidade de São Paulo, adolescentes solicitam medidas que estimulem a contratação de aprendizes. |
O projeto Raízes do Futuro faz parte de uma parceria global entre o UNICEF e o Barclays, que tem como objetivo capacitar 74 mil jovens em situação de vulnerabilidade em seis países: Brasil, Egito, Índia, Paquistão, Uganda e Zâmbia, de forma a desenvolver habilidades e competências para auxiliá-los a atingir seu pleno potencial no mundo do trabalho e na vida.
A parceira foi inicialmente estabelecida no Brasil em 2008, com o desenvolvimento do projeto Multiplicador Jovem Aprendiz, que resultou na capacitação de 950 jovens para ingressar no mundo do trabalho. Destes, 460 foram contratados como jovens aprendizes ou em outras posições no mercado e 25 iniciaram seu próprio negócio.
Nesta segunda etapa (2012-2014), o objetivo é promover a empregabilidade de adolescentes e jovens que vivem em comunidades populares na cidade de São Paulo. Os participantes do projeto terão a oportunidade de refletir sobre suas competências e aprimorá-las.
Para isso, serão realizadas atividades que promovam o desenvolvimento das habilidades e competências em três eixos:
Competências para a Vida: Tem como objetivo auxiliar os jovens a refletir sobre sua identidade e habilidades e a escolher de forma consciente os próximos passos que darão em sua vida. Nesse eixo, serão tratados temas como direitos e responsabilidades; participação em processos decisórios; atitude saudável pela prática de esporte; pensamento analítico; atitude ambiental responsável; entre outros. Ao todo serão trabalhadas 20 competências que envolvem o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes.
Empregabilidade: Os participantes serão capacitados para elaboração de currículos, preparação para entrevistas, educação financeira, entre outros.
Competências Familiares: Tem como principal objetivo oferecer às organizações parceiras subsídios para que trabalhem com as famílias dos adolescentes e jovens, fortalecendo suas competências e o vínculo com a instituição. Serão abordados temas como saúde sexual e reprodutiva, gravidez na adolescência, direitos do bebê e da gestante e cuidados na primeira infância.
Ao final do período, o projeto deverá ter:
Quinhentos jovens com repertório ampliado de habilidades específicas que lhes permitirão fazer escolhas qualificadas no mundo do trabalho e na vida;
Duzentos e cinquenta desses jovens apoiados para elaborar seu Portfólio de Competências;
Quinze tutores capacitados para dar apoio aos jovens na elaboração do Portfólio de Competências;
Cinco ONGs parceiras capacitadas para implementar tecnologia social oferecida pelo projeto.
As ações estão sendo realizadas, desde novembro de 2012, em parceria com cinco organizações não governamentais que atuam na área:
© UNICEF/BRZ/Daisy Aguilera |
O ex-jogador da seleção brasileira de futebol Raí Oliveira apoiou a primeira etapa do projeto Raízes do Futuro, realizada em 2010. |
As instituições são estimuladas a participar dos espaços de articulação e discussão política na cidade sobre as temáticas trabalhadas no projeto, tais como o Fórum Paulista de Aprendizagem, e motivadas a se apropriar das políticas públicas e marcos legais que regulam a empregabilidade, a exemplo do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego.
Será desenvolvido e implementado um sistema de monitoramento e avaliação específico para o acompanhamento dos jovens durante e após sua formação, que está sendo elaborado com o apoio do Instituto Paulo Montenegro e da eMaximus.
Os funcionários do Barclays no Brasil terão papel fundamental no projeto, atuando como voluntários tanto no trabalho com os educadores das ONGs quanto diretamente com os adolescentes participantes.
O projeto conta, ainda, com a parceria técnica do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento (Cieds).
Nenhum comentário:
Postar um comentário