segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


Tribunal de Justiça do Maranhão divulga Ligue 180 durante o carnaval

04/02 - Tribunal de Justiça do Maranhão divulga Ligue 180 durante o carnaval
Campanha estimula conscientização e denúncia de violência contra as mulheres
Com Ascom TJ-MA
 
Já está nas ruas de São Luís a segunda edição da campanha de combate a todas as formas de violência no Carnaval, em especial a violência doméstica e familiar. 
 
"Diga não à violência e entre no Bloco da Paz" é o tema das peças publicitárias de iniciativa Coordenadoria da Mulher em Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).
 
A ação de comunicação pode ser vista em outdoors, cartazes e ônibus do transporte coletivo. Compondo a mensagem de não violência está o estímulo a denúncia por meio da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). 
 
A secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM, Aparecida Gonçalves, destaca o envolvimento do TJ-MA na prevenção da violência de gênero no carnaval, uma das principais festas populares do país. “O Tribunal de Justiça do Maranhão está de parabéns pela iniciativa, pela política e pelo compromisso no enfrentamento à violência contra as mulheres”, afirma a secretária da SPM.
 
A presidente da coordenadoria da Mulher do TJ-MA, desembargadora Nelma Sarney, aponta a importância da ação no estímulo a mulheres vítimas de abusos domésticos para denúncia de seus agressores. “A ideia é levar a população a refletir, combater e prevenir a violência dentro dos espaços familiares”, diz.
 
Nelma Sarney enfatizou ao Pleno do TJMA, na quarta-feira (30), o trabalho da Coordenadoria para enfrentamento ao fenômeno da violência doméstica e familiar no Estado, cujos números costumam crescer durante os dias de festa. 
 
No Carnaval 2012, o TJMA conseguiu reverter essa realidade, e alcançou bons resultados com a mensagem “Leve a alegria do Carnaval para a sua casa. Diga não à violência”. Nelma Sarney lembra que a campanha foi fundamental na redução de ocorrências na Vara da Mulher em São Luís. 
 
"Diga não à violência e entre no Bloco da Paz" está mais diversificada em materiais educativos e amplitude. Ventarolas, cartazes, outdoors, busdoors, painéis personalizados e divulgação eletrônica foram acrescidos à campanha deste ano, que também vai movimentar o Carnaval em Imperatriz. A segunda maior cidade do Estado, e sua segunda maior comarca, conta com Vara Especial da Mulher. Vai coordenar a campanha ali a juíza Sara Gama.
 
Carnaval ou não, denúncias sobre violência contra a mulher podem ser feitas pelos telefones 180 (Central de Atendimento a Mulher); 3223.5800 (Disque Denúncia São Luís); e 0300.313.5800 (Disque Denúncia Interior). As ligações são gratuitas e o anonimato garantido.
 
Parcerias – A campanha contra a violência no carnaval foi produzida pela Cemulher e Assessoria de Comunicação da Presidência do TJ, sem custos para os cofres públicos. 
 
Participam das fotografias para divulgação brincantes dos blocos tradicionais do carnaval maranhense Os Brasinhas; Os Foliões e Companhia Barrica (Bicho Terra), com apoio do Disque-Denúncia do Maranhão e das empresas São Benedito, Elemídia, Stúdio Ribamar Pinheiro e a Exibidora Maranhense. 
O Governo do Estado do Maranhão também aderiu à campanha e será um dos principais parceiros na divulgação, por meio das secretarias de Turismo e Comunicação Social, com entrega dos materiais publicitários (ventarolas e cartazes) e mobilização dos brincantes com leitura de notas nos palcos oficiais de shows, sobre os números de violência contra a mulher e também como denunciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário