Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Congresso Ibero-americano de Mulheres Empresárias tem participação da SPM


07/10 - Congresso Ibero-americano de Mulheres Empresárias tem participação da SPM
Foto: Divulgação
A partir do tema “Mulheres: Políticas e Negócios”, evento discute o espaço da mulher no mercado de trabalho
 
Pioneirismo da mulher nos negócios, mulher empreendedora, liderança feminina. Estes foram alguns pontos em debate durante o XXIV Congresso Ibero-americano de Mulheres Empresárias (Cime), que teve a participação da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
 
Promovido pelo Conselho da Mulher Empresária (CME) da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia, o evento aconteceu entre 1º e 4 de outubro, em Uberlândia, Minas Gerais. O congresso teve como objetivo criar uma rede de colaboração entre as empresárias ibero-americanas, para ampliar oportunidades de negócios e fortalecer a participação das mulheres no cenário econômico mundial. 
 
A secretária-adjunta de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres, Neuza Tito foi uma das integrantes da mesa “A mulher e a mudança de mercado”, ao lado das empresárias Maria Marta Llosa, da Argentina, Alba Lúcia Gonzales, do Equador, e da secretária municipal de Agropecuária e Abastecimento de Uberlândia, Vanessa Petrelli. 
 
Neuza declarou que, nas últimas décadas, foram garantidos direitos importantes para a entrada e permanência das mulheres na vida pública, no entanto: “Em dois espaços específicos, na política e na economia, persistem barreiras que não foram rompidas mesmo com uma maior qualificação e escolaridade das mulheres”. 
 
Na opinião da empresária equatoriana Alba Lúcia Gonzales, é preciso mudar a forma de educar meninos e meninas, a fim de “mudar as desigualdades que se expressam na vida das mulheres quando adultas”, disse. A secretária municipal Vanessa Pretelli argumentou que são necessárias políticas públicas de estado que garantam a redução da carga de trabalho que ficam sob a responsabilidade das mulheres.
 
Centro Integrado da Mulher – Em Uberlândia, Neuza Tito também se reuniu com o prefeito do município, Gilmar Machado, e com a Superintendente de Políticas para as Mulheres, Marli Anastácio, para conhecer o trabalho realizado na implantação de políticas públicas para as mulheres, por meio do Centro Integrado da Mulher (CIM). 
 
A secretária visitou o equipamento, no qual funcionam a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais e o Núcleo de Apoio à Mulher. Com esta configuração, o CIM oferece atendimentos especializados às mulheres vítimas de violência, acompanhamento jurídico e orientação socioassistencial à mulher e sua família. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário