Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 12 de outubro de 2013

Jornalista muçulmana enfrenta tradições e se recusa a usar o véu

por Igor Zahir

Mishal Husain, apresentadora do programa "Today", da BBC Radio 4, enfrentou imposições culturais e jurou não usar o hijab

A APRESENTADORA EM SEU PROGRAMA NA BBC (Foto: bbc)
A APRESENTADORA EM SEU PROGRAMA NA BBC
(FOTO: BBC)
Enquanto o uso de véu e burca ainda é um assunto polêmico no Oriente Médio, uma muçulmana quebrou a tradição e resolveu não aderir ao acessório. Mishal Husain, apresentadora do programa "Today", da BBC Radio 4, não é apenas a primeira muçulmana a apresentar o programa, como também a corajosa jornalista que jurou não usar o véu nunca mais. 
Em seu programa, na manhã desta segunda-feira (7), Mishal lembrou de quando encontrou um colega muçulmano numa estação de trem e ele disse que em breve ela teria que vestir o hijab. “Eu não penso assim, foi o que respondi para ele”, disse a apresentadora. A jornalista, de 40 anos e radicada em Cambridge, na Inglaterra, tornou-se agora uma figura importante nos debates públicos sobre o uso do véu. Vale lembrar que, em setembro deste ano, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, foi acusado de islamofobia após apoiar a decisão controversa de uma faculdade que determina que as garotas devem usar o véu parcialmente, mas deixar o rosto visível para serem identificadas com facilidade.
Em entrevista para o jornal “Financial Times”, Mishal contou que, quando era criança e morava na Arábia Saudita, sua mãe precisava usar o véu no corpo inteiro. O que dificultava ela e seus colegas de reconhecerem suas mães quando saiam em público. Segundo ela, as crianças só conseguiam distinguir ao procurar pelos sapatos das mães. “No Corão fala-se na questão das roupas, mas como forma de cobrir as partes íntimas das pessoas, e não a face. Um verso do livro que esclarece isso que digo é ‘Ó filhos de Adão, nós lhes damos roupas para cobrir seus corpos e para o luxo. Mas a melhor roupa é a da justiça’”, declarou Mishal na entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário