quinta-feira, 3 de outubro de 2013

SPM participa da etapa distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena dos Povos do Leste de Roraima

Coordenação-Geral de Diversidade da SPM acompanhou atividades de mulheres indígenas na região do Murupu
 
Uma delegação de 32 mulheres indígenas compareceu à etapa distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena dos Povos do Leste de Roraima. A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) participou do evento, coordenado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Leste de Roraima (DSEI) e pelo Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi). O encontro preparatório para a etapa nacional aconteceu de 24 a 26 de setembro, em Boa Vista/RR e no total, participaram 244 delegados.
 
A coordenadora-geral de Diversidade da SPM, Lurdinha Rodrigues, acompanhou os debates e destacou a importância da participação das mulheres indígenas em todas as etapas, apresentando e debatendo suas necessidades específicas na saúde. 
 
Oficina - Ainda em Roraima, em 25 de setembro, na região do Murupu, comunidade Truaru, a SPM também participou da Oficina do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA. A atividade foi dirigida especialmente às mulheres indígenas que lutam pela água, pela saúde e enfrentamento à violência praticada contra as mulheres indígenas.
 
Comunidades - “Lutaremos pelos nossos direitos até o último índio. Não viole nossos direitos assegurados pela Constituição Federal”, declarou Telma Marques Paurepang, secretária-geral do Movimento de Mulheres Indígenas do Conselho Indígena de Roraima. O resgate da própria cultura também é uma das prioridades dos povos dessa região. Formada por uma população de aproximadamente 42 mil indígenas, os povos do Leste de Roraima estão distribuídos em sete etnias: Wapixana, Macuxi, Ingaricó, Taurepang, Sapara, WaiWai e Patamona. 
 
Indígenas - Em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), a SPM tem realizado ações de fortalecimento da organização e protagonismo das mulheres indígenas. As principais demandas são: demarcação das terras com inclusão da água e mananciais, o enfrentamento à violência, o combate ao alcoolismo nas aldeias, a segurança alimentar e nutricional, o reconhecimento da medicina tradicional dos povos indígenas, apoio às parteiras tradicionais e a valorização da autoestima dos povos, especialmente das mulheres indígenas.
 
Conferência - A convite da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (SESAI/MS), a SPM participa da comissão organizadora da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, que terá sua etapa nacional em Brasília, no período de 26 a 30 de novembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário