sábado, 11 de janeiro de 2014

Santo André inaugura serviço de pré-natal para adolescentes

“A gravidez na adolescência é um risco social e não biológico”, apontou o coordenador do serviço

Por Redação
santo-andre-2-edit
Serviço atende a gestantes entre 12 e 18 anos (foto: Prefeitura de Santo André)
Na quinta-feira (9), Santo André inaugurou um serviço de pré-natal exclusivo para adolescentes grávidas. A vice-prefeita do município, Oswana Fameli (PRP), anunciou o novo programa, que deverá atender cerca de 16 gestantes toda quinta-feira das 8h às 17h no Centro de Saúde-Escola, no Parque Capuava. A iniciativa pretende diminuir as complicações da gravidez do público de 12 a 18 anos, que fisiologicamente é considerada como de alto risco.

“A grande preocupação de Santo André não é só na prevenção da saúde da adolescente grávida, mas também na gestação como um todo da futura mãe e do bebê”, contou Oswana durante o anúncio no Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, onde visitou a primeira recém-nascida de 2014. As preocupações do ginecologista coordenador do programa, Gustavo Joseph Arruda Camargo, também vão além da saúde da mulher: “A gravidez na adolescência é um risco social e não biológico”, disse ele ao portal da prefeitura.

Segundo o jornal ABCD Maior, as grávidas de 10 a 19 anos representaram 22,8% do total de gestantes de Santo André em 2013, sendo que 983 casos foram registrados. Entretanto, as adolescentes possuem dificuldades para se incluir em um programa de pré-natal. ““A falta de amadurecimento psicológico dificulta a adesão ao pré natal. Muitas adolescentes julgam não ser importante e negligenciam as consultas”, apontou o médico José Carlos de Araújo, coordenador de Saúde da Mulher em Santo André.

Vanessa Rodrigues, de 16 anos, foi uma das primeiras pacientes do novo serviço. A adolescente engravidou após deixar de tomar anticoncepcional por dois dias e passou por dificuldades quando descobriu que esperava um filho. “Chorei muito… Ficar grávida com esta idade é muito difícil”, contou ela, que já está no sexto mês da gestação. Além do acompanhamento, o programa também inclui visitas supervisionadas ao Hospital da Mulher para conhecimento do Centro de Partos, e conta com o incentivo ao parto normal.

http://revistaforum.com.br/spressosp/2014/01/santo-andre-inaugura-servico-de-pre-natal-exclusivo-para-adolescentes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário