quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Siga Bem Mulher - Ligue 180 colabora para o acesso das mulheres à Lei Maria da Penha e denúncia da violência


 15/01 – Siga Bem Mulher - Ligue 180 colabora para o acesso das mulheres à Lei Maria da Penha e denúncia da violência
Em ciranda de roda, ministra Eleonora é ladeada por artista circense e policial rodoviário federal, agentes envolvidos na Caravana Siga Bem 2013 Foto: Isabel Clavelin/SPM
Por meio das ações de caminhoneiras e caminhoneiros, prevenção da violência de gênero e orientação sobre os direitos das mulheres são divulgados pelas estradas do Brasil
“Em nome da presidenta Dilma e em meu nome, agradeço pelo trabalho que vocês fazem nos rincões do Brasil. As rodas dos caminhões e as cabeças de quem os dirigem fazem com que as políticas públicas cheguem à comunidade estradeira e mude a cultura. São muitas as denúncias de violência ao Ligue 180, que foram possíveis de serem recebidas pela divulgação do serviço feita por vocês”, disse a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
A declaração foi dirigida a caminhoneiras e caminhoneiros participantes da Caravana Siga Bem 2013, encerrada na terça-feira (14/01), no autódromo de Interlagos, em São Paulo. O evento teve ciranda e performances circenses, reproduzindo um pouco a dinâmica das atividades da Caravana Siga Bem 2013.
A ministra frisou a colaboração da categoria para o “avanço da tolerância zero à violência contra as mulheres e à impunidade dos agressores, como anunciou a presidenta Dilma”. Desde 2007, quando da parceria entre SPM e Petrobras, a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) e a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 vêm sendo divulgadas nas estradas. Menicucci saudou Angelita Migliorini, única mulher entre os 26 finalistas do concurso Caminhoneiro do Ano.
Para o cantor Sérgio Reis, engajado na Caravana Siga Bem, caminhoneiras e caminhoneiros “atuam como agentes da história e transmitem valores, quando denunciam a violência”. Segundo o artista, ao orientarem para o “Ligue 180 e o Disque 100 estão fazendo a mudança de verdade”.
Representando a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Jean Chagas comentou o trabalho da corporação contra mortes e acidente, o qual “vê em cada pessoa a estatística” dessas situações. Apontou que a PRF tem a “missão de salvar vidas, mas não consegue sozinha. Ajudem-nos a mudar essa história”.
Investimento na mudança de valores - Como porta-voz da Petrobras, Valdir Ramalho lembrou a trajetória da companhia para o país e para a economia. “Temos a satisfação do trabalho com responsabilidade social, construindo projetos e processos para fazer um Brasil diferente”. E chamou a atenção para a reversão dos quadros de violência: “Um dia chegaremos aqui para celebrar e falar que erradicamos a exploração sexual infantil e a violência contra as mulheres”.
A secretária da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), Angélica Goulart, exaltou a temática da Caravana Siga Bem 2013 que se centrou no enfrentamento à exploração sexual infantil. “Esse é um problema profundo e arraigado que demanda mudança de atitude. Só temos a celebrar a parceria histórica até aqui e seguir em frente”.
Angélica lembrou que as ações de cidadania estão voltadas também para cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol, que acontecerá a partir de julho deste ano no país, e para os Jogos Olímpicos, de 2016, que ocorrerão no Brasil.
Lei Maria da Penha - Mais de 21 mil quilômetros de estradas percorridos, 21 estados mobilizados, 51 cidades visitadas e 70 mil caminhoneiras e caminhoneiros mobilizados pela Caravana Siga Bem.
Na incursão pelo país, a Lei Maria da Penha e o Ligue 180, da SPM, tiveram destaque: 106 palestras ministradas por agentes regionais e estaduais da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e adesivação de milhares de caminhões com o Siga Bem Mulher - Ligue 180. Dentre os eventos, as ações contemplaram os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, entre 20 de novembro e 10 de dezembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário