sábado, 8 de fevereiro de 2014

Mulheres vítimas de violência doméstica poderão ter direito ao BPC

Mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar, que não tenham condições de se manter financeiramente, poderão ter direito a receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago pela Previdência Social. A medida consta no Projeto de Lei 6011/13, em tramitação na Câmara.
A proposta é de autoria da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência Contra a Mulher no Brasil e altera a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas, Lei 8.742/93).
Segundo o texto, para ter acesso ao benefício a mulher terá que instaurar processo contra o agressor por meio da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06). Além disso, o benefício será concedido pelo período em que ficar comprovado, pelo juiz, a situação de violência.
A CPMI da Violência Contra a Mulher finalizou os trabalhos em julho, após 18 meses de debates em todo o País. O relatório final traz 73 recomendações ao Executivo e ao sistema de justiça para solucionar os atuais obstáculos para o efetivo cumprimento da Lei Maria da Penha.
Tramitação
O projeto será analisado no plenário da Câmara. Se aprovado, segue para o Senado.

Íntegra da proposta:
PL-6011/2013

Reportagem – Janary Júnior
 'Agência Câmara Notícias'
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITOS-HUMANOS/461597-MULHERES-VITIMAS-DE-VIOLENCIA-DOMESTICA-PODERAO-TER-DIREITO-AO-BPC.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário