terça-feira, 15 de julho de 2014

Recomeço Família no SOS Ação Mulher e Família

               Seu problema, agora é problema nosso!
Acolhimento e orientação às famílias que vivem o drama de ter em seu convívio pessoas que fazem uso ou abuso de álcool e/ ou outras drogas.
O Programa Recomeço é um trabalho integrado entre o Poder Judiciário e o Executivo, por meio de ações coordenadas entra as Secretarias Estaduais da Saúde, da Justiça e Defesa da Cidadania e do Desenvolvimento Social.
Porque o Apoio à família?
De acordo com pesquisas nacionais recentes (2013):
Existe na população cerca de 5.7% de brasileiros que são dependentes de álcool e/ou maconha e/ou cocaína, representando mais de 8 milhões de pessoas;
Os domicílios no Brasil são compostos por uma média de 3.5 pessoas; sendo assim, estima-se que pelo menos 28 milhões de pessoas vivem hoje no Brasil com um dependente químico.
As experiências cotidianas vividas pela família com parente usuário de drogas são devastadoras nos aspectos físico, financeiro, de relações interpessoais e sociais.
O impacto também se dá na perspectiva subjetiva, causando sentimentos negativos como tensão, estresse, preocupação, estigma, raiva e culpa.
Problemas que incluem violência doméstica, abuso infantil, roubo de bens familiares, condução de veículos em estado de embriaguez e ausências prolongadas do lar são comportamentos tipicamente descritos pelos familiares.
A exposição a estas experiências muitas vezes se manifesta na forma de sintomas físicos e psicológicos nos familiares mais próximos, tornando-os uma população vulnerável e com necessidades de atenção e cuidados específicos.
O horário de funcionamento do Recomeço Família é de terça a sexta, das 14h às 20h e aos sábados, das 8h às 14h. Tel. 3226-6161/ 3224-7191
Acolhimento, orientação e grupos de família.
No CIC Campinas, localizado no bairro Vida Nova, atendimento às terças, quartas e sábados.
Grupo de Família – Sábado das 9h às 10h30;
No SOS Ação Mulher e Família, Rua Dr. Quirino 1856, Centro.
Quinta-feira das 14h às 18h;
Na Coordenadoria de Prevenção às Drogas
Rua Barreto Leme, 1550, próximo à prefeitura.
Sexta-feira das 14h às 20h, Grupo de Família – 18h as 19h30;
Atendimento gratuito, não precisa de encaminhamento nem agendamento, porta aberta.

Cristiane Vidolin

Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário