sábado, 11 de outubro de 2014

Fórum Construindo Vidas Despatologizadas

A Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, o Fórum Pensamento Estratégico – PENSES e a Faculdade de Ciências Médicas/Pediatria – FCM têm a honra de convidá-lo para participar do evento

Fórum Construindo Vidas Despatologizadas
Data: 14 a 17 de outubro de 2014
Local: Auditório do Centro de Convenções - CDC
Universidade Estadual de Campinas – Barão Geraldo

As sociedades ocidentais vivem processo de patologização de todas as esferas da vida, associado à busca de padronização e homogeneização dos diferentes modos de viver. A diversidade e as diferenças que caracterizam e enriquecem a humanidade são tornadas problemas. Ocultam-se as desigualdades, reapresentadas como doenças. Problemas de diferentes ordens são transformados em doenças, transtornos, distúrbios que escamoteiam as grandes questões políticas, sociais, culturais, afetivas que afligem a vida das pessoas. Questões coletivas são tomadas como individuais; problemas sociais e políticos são tornados biológicos.

Reduzida a vida a seu substrato biológico, está preparado o terreno para a medicalização, ideário em que questões sociais são apresentadas como decorrentes de problemas de origem e solução no campo médico. Deve ser ressaltado que quando se fala em reducionismo e medicalização, está-se referindo à concepção de medicina enraizada no paradigma positivista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário