Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 8 de junho de 2015

"Caitlyn Jenner mostra que não estou sozinha", diz o cartunista Laerte sobre o padrasto de Kim Kardashian

Crossdresser mais famoso do país acaba de estrear um programa no Canal Brasil, o Transando com Laerte

Bruno Astuto
06/06/2015
"Achei que defende sua realidade, sua condição, com dignidade", diz Laerte sobre Caitlyn Jenner (Foto: Divulgação)
"Achei que defende sua realidade, sua condição, com dignidade",
diz Laerte sobre Caitlyn Jenner (Foto: Divulgação)
A foto do ex-atleta olímpico Bruce Jenner, padrasto da estrela de reality-shows americana Kim Kardashian, em sua nova versão mulher na capa da revista Vanity Fair ‘quebrou’ a Internet na semana passada. E uma das figuras mais provocantes da cultura brasileira, o cartunista Laerte, aplaudiu de pé. Crossdresser mais famoso do país, ele acaba de estrear um programa no Canal Brasil, Transando com Laerte. "A ideia é fazer um programa em que eu lide com as questões que levanto por aí. Me envolvi com a militância LGBT por inflexões da minha vida pessoal e, na verdade, me envolvo com movimentos sociais desde que era comunista", afirma.
Estamos preparados para lidar com o crossdresser?
A realidade hoje é outra e as pessoas estão tendo que aprender isso na marra. Hoje, os gays, as lésbicas, os negros e qualquer grupo de pessoas vítimas de preconceito não são mais passíveis de humilhação como antes.
Laerte acaba de estrear um programa no Canal Brasil em que entrevista várias personalidades (Foto: Divulgação)

Foi difícil se assumir para seus filhos?
A principal questão de pessoas como eu é lidar com seus familiares e suas raízes. E nesse sentido, não só meus filhos, como também meus pais, foram muito abertos e afetuosos. Meu filho mais velho (o quadrinista Rafael Coutinho, de 35 anos) faz o programa comigo e cria intervenções gráficas que tenham a ver com o tema das entrevistas.
Sofre muito preconceito?
Desde o episódio em que fui impedida de usar o banheiro feminino de uma lanchonete em São Paulo, há 3 anos, nunca mais fui impedida de usar banheiro para mulheres novamente. E olha que os sanitários são considerados verdadeiros santuários da ideia de gênero. Sinto que a intolerância melhorou. Mas isso é comigo, não sei com as outras: aqui no Brasil, quando você aparece na TV, ganha uma aura de respeitabilidade.
O que achou da foto de Caitlyn Jenner na capa da revista Vanity Fair?
Pessoas como ela mostram que não estou sozinha. Vi as fotos para a Vanity Fair e achei linda. Ainda não li a matéria, mas a vi na TV e achei que defende sua realidade, sua condição, dignidade. A apoio profundamente. Que sirva de exemplo para outras como nós lutarem.
Caitlyn Jenner (Foto: Reprodução Vanity Fair)
Laerte elogia Caitlyn Jenner: "Que sirva de exemplo", diz
(Foto: Reprodução Vanity Fair)


Nenhum comentário:

Postar um comentário