- TextoRedação
- ImagensDivulgação
- Edição de ImagensHélio Costa Júnior
A educadora Francisca Paula Toledo Monteiro, da Divisão de Educação Infantil e Complementar da Unicamp, lançou nesta segunda-feira (26) nas redes sociais o livro Alfabetização na Contemporaneidade: As Subjetividades Subtraídas, publicado pela Forma Escrita Projeto Editorial. A obra já está sendo comercializada no site da Editora e tem prefácio de Guilherme Toledo, docente da Faculdade de Educação (FE).
Em 128 páginas, a autora proporciona uma reflexão – a professores, profissionais da área da educação e saúde, pais e familiares e todos interessados pela aprendizagem das crianças e pelas mudanças de paradigmas – sobre as práticas de alfabetização na contemporaneidade e as questões sobre a subjetividade que são subtraídas nas escolas por meio de práticas homogeneizadoras.
Francisca explica que essa reflexão, embasada na Psicanálise e na Filosofia, acontece a partir da sua própria prática e de investigações como professora de crianças e formadora de professores(as). “O propósito é a busca de uma ética para a educação, de uma ética da diferença, em contraponto com o discurso da ‘deficiência’", diz.
A obra conta com a colaboração da professora da FE Lilian Nascimento. Ambas escreveram dois capítulos sobre Língua e Linguagem, e abordaram um estudo de caso de ato falho na escrita. Segundo Francisca, algumas redescobertas apresentadas no livro são que todos podem aprender e que as diferenças subjetivas (diferentes formas de aprender, ser e estar no mundo) têm sido transformadas em "deficiências" através dos discursos médico, pedagógico, psicológico, político, filosófico, entre outros.A educadora descobriu, em seus encontros com crianças (os sujeitos de desejo para além das práticas escolares), que elas pensam e estabelecem hipóteses sobre o mundo, a vida, a escola e têm muito a ensinar; e que as trocas na escrita podem ser vistas e analisadas para além das regras de ortografia. “Esse projeto é de uma publicação sustentável, por isso os exemplares em papel serão impressos conforme demanda, para evitar desperdício de papel e o alto custo de produção”, relata a autora, que já organizou outros dois livros: Ética e Formação do Professor: Desafios da Educação Infantil; e Sustentar a Práxis: a Educação como Obra de Arte.

Nenhum comentário:
Postar um comentário