sexta-feira, 6 de maio de 2016

Tarsila do Amaral ganha exposição gigante no MoMA, em Nova York

Mais de cem telas clássicas devem fazer parte da retrospectiva, que também passará pelo Art Institute of Chicago
02/05/2016 
“Operários”, de Tarsila do Amaral (1933); obra não está confirmada na retrospectiva – Foto: Reprodução
A pintora modernista brasileira Tarsila do Amaral ganhará a sua primeira mega exposição nos Estados Unidos a partir do ano que vem. Entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018, ela passará pelo Art Institute of Chicago e pelo MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York.
Aproximadamente cem obras devem fazer parte das exposições, incluindo os maiores trabalhos, como AbaporuAntropofagia e A Negra. “Será uma forma de apresentar a artista e também o nascimento e a consolidação do modernismo brasileiro”, escreveram os curadores ao jornal Folha de S.Paulo.
Para eles, Tarsila “é um exemplo brilhante de deslocamento e transformação”, perfeita para a intenção dos museus de buscar novas “vozes e perspectivas” sobre a arte moderna.
Para os curadores, suas telas são “ícones do modernismo latino-americano”, feitas com “refinamento e equilíbrio”. Segundo Pérez-Oramas, do MoMA, “o museu ignorou esses artistas, e agora é importante incluir esses nomes centrais para o desenvolvimento do modernismo em seus países.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário