terça-feira, 12 de julho de 2016

Malala faz discurso em campo de refugiados no dia do seu aniversário

Paquistanesa que ganhou o Nobel da Paz completa 19 anos nesta terça. 
Visita a Dadaab chama a atenção para crise de refugiados.

Do G1, em São Paulo
12/07/2016
Paquistanesa Malala Yousafza discursa no campo de refugiados de Dadaab, no Quênia, nesta terça-feira (12), quando ela comemora 19 anos  (Foto: Khalil Senosi/ AP)Paquistanesa Malala Yousafza discursa no campo de refugiados de Dadaab, no Quênia, nesta terça-feira (12), quando ela comemora 19 anos (Foto: Khalil Senosi/ AP)
A paquistanesa Malala Yousafza fez um discurso no campo de refugiados de Dadaab, no Quênia, nesta terça-feira (12), quando ela comemora 19 anos, segundo a Associated Press. A visita chama a atenção para o maior campo de refugiados do mundo em meio a crise migratória que atinge a Europa.

“Eu estou aqui para falar com minhas irmãs da Somália não são ouvidas e que lutam para ter acesso à educação”, declarou.

O porta-voz de Malala, Taylor Royle, disse à AP que desde o ano passado, Malala tem estado em contacto via Skype com um grupo de meninas em Dadaab, que fica perto da fronteira com a Somália, e estava curiosa para conhecê-las. 

Mais de 30 mil refugiados, principalmente somalis, estão neste campo que sofre pressão para ser fechado. O governo disse que, por uma questão de segurança, ele deve ser fechado em 2017, deixando os refugiados em uma situação de muito mais incerteza.  

Ataque talibã
A jovem ficou conhecida no mundo todo após ser baleada na cabeça por talibãs aos 15 anos, quando saía da escola no Vale de Swat, em 9 de outubro, em 2012. Ela foi atingida em um ônibus escolar.

Malala foi levada de helicóptero para o hospital militar de Peshawar. Ela foi operada e transferida para Birmingham, na Inglaterra, onde recebeu tratamento.

Seu crime foi se destacar entre as mulheres e lutar pela educação das meninas e adolescentes no Paquistão – um país dominado pelos talibãs, que são contrários à educação das mulheres.

Malala se tornou em 2014 a mais jovem ganhadora do Nobel por sua luta pelo acesso de crianças e jovens à educação.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário