quinta-feira, 7 de julho de 2016

Pesquisa aponta que princesas da Disney podem gerar efeito limitador para meninas

29 de junho de 2016

Garotas em idade pré-escolar consultadas pelo levantamento já estão preocupadas com padrões de beleza e se mostram menos propensas a brincadeiras com as quais possam se sujar ou se machucar
Por Redação
disney, princesas disney
Um estudo realizado pela pesquisadora Sarah M. Coyne, da Universidade de Brigham Young, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição a desenhos de princesas do estilo Disney pode gerar comportamentos estereotipados sobre o gênero feminino. O levantamento traz dados relevantes sobre o efeito que eles teriam em crianças com idade pré-escolar e do jardim de infância.
O texto aponta que questões de autoestima e comportamento são alteradas, já que as meninas apresentaram menor propensão a brincadeiras com as quais pudessem se sujar ou se machucar, bem como passaram a almejar padrões de beleza estabelecidos pela mídia.
Enquanto isso, o impacto desse tipo de produto em meninos se mostrou positivo, segundo a pesquisadora, por ajudar a romper com a hipermasculinização dos brinquedos e desenhos associados a eles, como super-heróis.
A pesquisa foi feita a partir de relatórios enviados por pais e professores de 198 crianças de 3 a 4 anos de idade. Coyne também avaliou a escolha de brinquedos por ordem de preferência dos pequenos e a classificação deles como brinquedos “de meninas”, “de meninos”, ou “neutros”.
Foto: WikiMedia Commons – usuário Zanimum

Fórum

Nenhum comentário:

Postar um comentário