domingo, 11 de setembro de 2016

O segredo para uma vida longa está nos relacionamentos

Manutenção de relacionamentos significativos pode evitar doenças crônicas e mentais


10 set, 2016

Segundo pesquisadores de Harvard, nos Estados Unidos, o segredo para uma vida longa e feliz é a força dos relacionamentos com o parceiro, a família e os amigos. Os dados do estudo foram coletados por quase oito décadas.

Os pesquisadores concluíram que a manutenção dos relacionamentos significativos é o principal fator de influência para o bem-estar e a saúde, sendo até capaz de reduzir o risco de doenças crônica e mentais, além da perda de memória.

A pesquisa começou com 268 alunos de Harvard, em Boston, em 1938. “O objetivo inicial era acompanhar jovens homens saudáveis para saber quais fatores eram mais importantes em seu desenvolvimento”, disse Robert Waldinger, diretor do estudo. No mesmo período, um professor da universidade começou um estudo com homens dos bairros mais pobres da cidade. Mais tarde, 466 desses jovens, que apesar de viverem em lares problemáticos, não caíram na delinquência, passaram a ser avaliados juntos com os universitários.

A cada dois anos, os participantes responderam um questionário sobre saúde física e mental, trabalho, relações amorosas, amizades e filhos. Com o tempo, questões sobre o impacto físico e emocional do envelhecimento também foram incluídas. “Aprendemos que a solidão afeta não só o bem-estar emocional, mas também a saúde física, algo que desconhecíamos em 1938 ou na década de 1950”, explica. A cada cinco anos, também foram coletados exames médicos dos participantes, que hoje incluem até amostras de DNA. Além disso, a cada dez anos , uma entrevista presencial foi realizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário