Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Mamilos 92 – Consciência Negra • Parte 1

2.dez.2016
por Mamilos

Por meio da Lei 12.519 de 2003 instituiu-se 20 de Novembro o Dia da Consciência Negra no Brasil. Nessa data é feriado em 1047 das 5570 cidades brasileiras. Muitos municípios alegam questões econômicas para não declarar feriado, como Porto Alegre esse ano. De qualquer maneira, todos os anos vem a tona a discussão sobre a necessidade e importância dessa data. De um lado pessoas que reivindicam o dia como momento em que a sociedade brasileira deveria refletir sobre o que é negro no Brasil e reverenciar Zumbi dos Palmares, do outro pessoas que acreditam que a data é segregacionista e desnecessária.

Entender porque um dia para se refletir sobre a luta e resistência negra passa necessariamente pela história. O Brasil tem 516 anos dos quais 350 foram vividos com a prática da escravidão, ha 128 anos a abolição aconteceu. Fomos o país que mais recebeu negros escravizados, mais de 5 milhões de pessoas, e também o último país no mundo a abolir a escravidão. Estima-se que mais de 150 milhões de pessoas viveram e morreram como escravas no país. Pessoas negras que perderam suas famílias, patrimônio, nome, dignidade, história e vida.

Compreender o que aconteceu desde então nos mostra nossa realidade atual. Esse é o objetivo do Mamilos hoje, ouvir e aprender com pessoas negras sobre a sua história e debater os caminhos para onde esse aprendizado pode nos levar. Tudo isso na companhia da voz poderosa, aveludada, calma e segura de Oga Mendonça e com a presença da força da natureza que é Xênia França.

Taca-lhe o play nesse Mamilos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário