terça-feira, 4 de abril de 2017

Banco polêmico em metrô mexicano levanta debate sobre assédio no transporte público

Para fazer os homens pensarem sobre o assunto, o metrô da Cidade do México instalou um banco com um molde da genitália masculina

 02.04.2017 | POR REDAÇÃO MARIE CLAIRE

Para mostrar aos homens o quão desconfortável uma mulher se sente ao viajar em um vagão lotado, o metrô da Cidade do México decidiu criar um experimento bastante curioso. A empresa instalou o "Penis Seat" (banco do pênis) para que os passageiros pudessem pensar sobre o assédio sexual do qual a maioria das mexicanas são vítimas diariamente no transporte público.

O assento projetado com um molde tridimensional do tronco masculino e suas genitálias, foi colocado junto a uma placa onde se lia, "somente para homens". No vídeo recém-publicado, é possível notar o desconforto dos homens diante da situação e suas mais variadas reações de desgosto.
Um sinal no chão chamava a atenção para a gravidade da questão: "É chato viajar desta maneira, mas nada comparado à violência sexual que as mulheres sofrem em seus deslocamentos diários".
A motivação para a campanha veio de um estudo recente conduzido pelo governo mexicano, que revelou que 65% das mulheres já foram vítimas de assédio sexual no sistema de transporte público da cidade. Na lista das 15 maiores capitais do mundo onde as mulheres mais sofrem com este tipo de agressão, a Cidade do México aparece na segunda colocação.
Na mensagem final, o vídeo pede ainda que o público entenda que este é apenas um dos problemas enfrentados pelas mexicanas em seus trajetos diários: "nove em cada 10 já foram vítimas de algum tipo de violência sexual."

Marie Claire

Nenhum comentário:

Postar um comentário