sexta-feira, 6 de março de 2020

Tribunais de Justiça têm apenas 20% de desembargadoras


t
De 1.597 ocupantes do cargo de desembargador no país, apenas 322 são mulheres.
sexta-feira, 6 de março de 2020

Levantamento realizado por Migalhas nos Tribunais de Justiça de todos os Estados brasileiros mostra que apenas 20% dos cargos de desembargador são ocupados por mulheres. Quando observamos os tribunais Superiores, o número é ainda mais baixo: apenas 16% são ministras.
t
O único Estado da federação em que o número de desembargadoras se sobressai ao de homens é no Pará, totalizando 56,6% dos cargos. O Estado é seguido pela Bahia e pelo Rio de Janeiro, com 47,5% e 33,8%, respectivamente. Veja abaixo os dados de todos os TJs.
t
Em último lugar aparece Pernambuco, com apenas 1,92% de cadeiras ocupadas pelo sexo feminino. Nos Estados de Alagoas, Amapá, Pernambuco, Piauí e Rondônia há somente uma desembargadora entre os magistrados.
São Paulo é o Estado com a maior diferença em números absolutos, visto que há 360 desembargadores e apenas 31 mulheres, totalizando 8,61%.
Em comparação com pesquisa divulgada pela AMB em novembro de 2018, houve uma redução no número de magistradas em ao menos 10 Estados. A queda mais acentuada é observada no Acre. O total de desembargadoras no TJ caiu de 42% para 33,3%. Em segundo lugar aparece a Paraíba, com uma queda de 16% para 10,5%. Veja outras comparações abaixo.
t
O crescimento no número de desembargadoras não foi expressivo em nenhum Estado da Federação. Apesar disso, a presença feminina aumentou no Rio Janeiro e fez o Estado saltar da 7° para a 3ª posição no ranking. Distrito Federal subiu de 25% para 27% e Rio Grande do Sul de 28% para 31,1%.
Nas Cortes Superiores, a maior desigualdade é no STM, onde há apenas uma mulher entre as 14 cadeiras de ministros. O tribunal com maior presença feminina é o TST, com 18,51%. STF e STJ aparecem com 18,18%, com 11 homens e 2 mulheres e 33 homens e 6 mulheres, respectivamente. Veja todos os dados abaixo.
t

Um comentário:

  1. If you're looking to lose pounds then you need to start following this brand new personalized keto meal plan.

    To create this keto diet, licensed nutritionists, personal trainers, and chefs joined together to produce keto meal plans that are productive, painless, economically-efficient, and enjoyable.

    Since their launch in early 2019, 100's of clients have already completely transformed their body and well-being with the benefits a professional keto meal plan can give.

    Speaking of benefits: clicking this link, you'll discover 8 scientifically-proven ones provided by the keto meal plan.

    ResponderExcluir