sábado, 11 de agosto de 2012


Pernambuco fortalece as ações do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres

Com a criação da Câmara Técnica, que vai nortear as prioridades do Pacto pela Vida, governo estadual pretende levar Pernambuco ao último lugar do ranking de violência nacional contra a mulher

O governo de Pernambuco assinou na véspera dos seis anos da Lei Maria da Penha, na segunda-feira (06/08), o decreto que cria a Câmara Técnica do Pacto pela Vida para o enfrentamento à violência contra a mulher. A solenidade teve a presença do governador Eduardo Campos, da secretária estadual da Mulher, Cristina Buarque, e da coordenadora do Fortalecimento de Rede da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Gláucia Helena de Souza.

A cerimônia, também, marcou o lançamento do livro ‘Das Lutas à Lei – Uma Contribuição das Mulheres à Erradicação da Violência – Caderno da Lei Maria da Penha’, uma parceria com a SPM. “A criação da Câmara Técnica fortalece as ações do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, em Pernambuco. Não apenas como uma avaliação, mas com um monitoramento mais eficaz nas ações de governo na implantação de políticas para as mulheres”, destacou Gláucia Helena.

O governador afirmou que a Câmara Temática vai ajudar nas diversas políticas seja na qualificação dos profissionais de polícia e na interação com o Ministério Público, “no sentido de criar uma massa critica que compreenda a questão de gênero nesse fenômeno social de violência”. Acrescentou que essa Câmara é a “bússola” que vai nortear as prioridades do Pacto pela Vida que levarão Pernambuco ao último lugar do ranking de violência nacional contra a mulher. 

“Em cinco anos e meio do Pacto pela Vida, nós saímos do primeiro lugar em violência contra a mulher na federação, o que nos constrangia, para sermos hoje o 10º lugar do Brasil”. De acordo com Eduardo Campos, o estado já reduziu em 40% os crimes contra a mulher. Ele ainda anunciou a implantação, até dezembro deste ano, de mais três Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher: nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Vitória de Santo Antão e Goiana. “Até 2014, vamos bater a meta estabelecida no Pacto de sairmos de quatro para 15 delegacias espalhadas pelas microrregiões do estado”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário