Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 2 de setembro de 2012


SPM leva experiência do Brasil em linguagem inclusiva de gênero para Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos do Mercosul

Secretaria participará do grupo de trabalho “Gênero e Direitos Humanos das Mulheres, que vai analisar o Dossiê sobre Uso de uma Linguagem Inclusiva e Não Sexista
As formas da linguagem que fomentam as desigualdades entre mulheres e homens e a flexão de gênero nos idiomas Português e Espanhol serão tratadas na 22ª Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos e Chancelarias do Mercosul e Estados Associados (RAADH). O encontro se iniciará na próxima segunda-feira (03/09), em Porto Alegre.

“Quando falamos de pessoas, não é mais admissível que o masculino seja generalizado para caracterizar toda a sociedade humana”, afirma Hildete Pereira, coordenadora-geral de Educação e Cultura da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). Ela fará parte do grupo de trabalho “Gênero e Direitos Humanos das Mulheres”, que vai analisar o Dossiê sobre Uso de uma Linguagem Inclusiva e Não Sexista no âmbito da RAADH. 
Hildete vai levar as iniciativas do Brasil para linguagem inclusiva de gênero, a exemplo da Lei 12.605/2012, sancionada em abril passado pela presidenta da República, Dilma Rousseff. A norma determina o emprego obrigatório da flexão de gênero para nomear profissão ou grau em diplomas.
A especialista da SPM observa o impacto da linguagem nas relações de gênero, a influência nas posições que mulheres e homens ocupam na sociedade e como eles são tratados no dia a dia. “Quando o gênero masculino nomina os seres humanos, essa é uma forma de empoderar o homem e explicitar a inferiorização feminina”, analisa Hildete Pereira. 
A expectativa é que o debate na RAADH gere mais conhecimento e melhor compreensão sobre como as disparidades de gênero são reafirmadas nas diferentes formas de linguagem e como influenciam relações sociais e valores culturais. 
A 22ª RAADH acontecerá até o dia 6 de setembro. Na programação, estão incluídos encontros de comissões permanentes e grupos de trabalho. 
22ª Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos e Chancelarias do Mercosul e Estados Associados (RAADH)
Data: de 3 a 6 de setembro de 2012
Local: Palácio do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, n 110, Centro) – Porto Alegre/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário