quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O papel das mulheres na construção da paz é discutido na sede da ONU

3 de setembro de 2014
As mulheres são parceiras fundamentais na construção da paz e um espaço político seguro – que inclua um lugar na mesa de negociações, para participar de todas as etapas de processos de reconciliação e recuperação pós-conflito – deve ser garantido.
A afirmação foi feita durante uma reunião, nesta quarta-feira (3), na sede da ONU, com o objetivo de discutir o trabalho das mulheres na construção das paz, organizada conjuntamente pela Comissão das Nações Unidas de Consolidação da Paz e a ONU Mulheres, em Nova York.
Presidente da Comissão de Consolidação da Paz,
o embaixador brasileiro Antonio de Aguiar Patriota.
Foto: ONU/Devra Berkowitz
O encontro tem por objetivo dar contribuições aos preparativos da revisão de 2015 da resolução do Conselho de Segurança 1325 (2000) sobre “mulheres, paz e segurança”, que insta todos os atores para aumentarem a participação das mulheres em todos os esforços de paz. Esta revisão deve analisar a melhor forma de apoiar as mulheres durante a construção da paz e garantir a sua segurança.
O presidente da Comissão, o embaixador brasileiro Antonio de Aguiar Patriota, lembrou as visitas que fez a países que emergiam de conflitos, como Guiné-Bissau e Libéria, e as reuniões que manteve com grupos de mulheres para discutir suas preocupações. De acordo com o embaixador, o financiamento insuficiente continua a ser um dos principais desafios que dificultam a participação das mulheres na construção da paz, e por isso, o papel dos doadores é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário