Davos, 22 de janeiro de 2016 — Dez das maiores empresas do mundo divulgaram informações de diversidade de gênero em suas equipes de trabalho, incluindo dados sobre cargos de liderança e participação de mulheres em seus Conselhos, em relatório inédito sobre paridade de gênero da campanha #ElesPorElas da ONU Mulheres. O anúncio ocorreu no Fórum Econômico Mundial em Davos, onde os chefes das empresas se reuniram ao lado da Sub-Secretária Geral da ONU e Diretora Executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo Ngcuka, e da Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, Emma Watson.
Como parte da campanha #ElesPorElas, a ONU Mulheres lançou, há um ano em Davos, uma iniciativa chamada IMPACTO 10x10x10, com o objetivo de engajar 10 importantes tomadores de decisão dos setores governamental, corporativo e acadêmico para impulsionar uma transformação para a igualdade de gênero.
Desde que se inscreveram, os Campeões do Impacto 10x10x10 do setor corporativo fizeram da igualdade de gênero uma prioridade institucional. Um ano mais tarde, a transparência dos dados apresentados por esses Campeões em Davos ajudará empresas a medirem seus compromissos e inspirará outros empregadores a fazerem o mesmo.
Os dados do relatório mostram que uma grande lacuna permanece entre a representação das mulheres na força de trabalho em geral, bem como em posições de liderança. Embora a representação geral das mulheres seja de uma média de 39,7% entre as 10 empresas, a proporção de cargos de liderança ocupados por mulheres variou de 11% a 33%. Enquanto este grupo supera médias globais, a ONU Mulheres estabeleceu a paridade como meta para essas empresas. Portanto, os compromissos individuais de cada uma das empresas contemplarão uma variedade de caminhos para alcançar essa meta.
Reconhecendo a importância do tema e a necessidade de progresso, os Campeões do IMPACTO 10x10x10 adquiriram uma posição corajosa em matéria de transparência. Eles se comprometeram a compartilhar periodicamente e publicamente os dados de representação de gênero em suas empresas.
“Saúdo a coragem deste grupo em revelar o status de igualdade de suas empresas e sua evidente dedicação para realizar uma mudança radical. Eles mostram detalhadamente o que já conhecemos como norma global — mulheres são cronicamente sub-representadas em empregos formais, especialmente em cargos de liderança. Com base em suas experiências, podemos identificar e encontrar soluções para transformar setores e, eventualmente, alcançar um mundo igualitário. Essas empresas estão moldando a realidade da liderança corporativa”, disse a Diretora Executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo Ngcuka.
As 10 empresas que fazem parte desse grupo são: Accorhotels, Barclays, Koç Dadas, McKinsey & Company, PricewaterhouseCoopers, Schneider Electric, Tupperware Brands, Twitter, Unilever e Vodafone.
A ONU tem feito desse tipo de parceria uma estratégia fundamental para alcançar a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, que prioriza a igualdade de gênero tanto como um objetivo independente quanto como parte integrante de outros objetivos. A transparência exibida neste relatório é, portanto, crucial para medir os progressos conquistados.
Outras conclusões do relatório incluem:
• 40% dos membros do Conselho da Tupperware e 61% de seus novos contratados são mulheres, tornando-a a empresa do grupo mais próxima de paridade nessas categorias.
• A Accorhotels e a Tupperware Brands alcançaram paridade em seus Conselhos (entre 40-60%).
• Em todas as empresas, as mulheres representam 39,9% das novas contratações. Quatro empresas conseguiram estabelecer uma paridade em suas novas contratações: Barclays, PwC, T
Os Campeões do setor corporativo do IMPACTO 10x10x10 estão relatando representação de gênero nas seguintes categorias:
1. Números gerais da empresa
2. Cargos de liderança
3. Conselho
4. Novas contratações
Para maiores informações sobre o IMPACTO 10x10x10, acesse:
http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2015/03/ElesPorElas_visao_geral.pdf
O Relatório sobre Paridade Corporativa, do Impacto10x10x10 da #ElesPorElas HeForShe, está disponível em inglês em:
http://www.heforshe.org/~/media/heforshe/files/davos/heforshe_impact10x10x10_parityreport2016_embargo.pdf
Para assinar o compromisso #ElesPorElas HeforShe, acesse: www.heforshe.org
ONU Mulheres
• 40% dos membros do Conselho da Tupperware e 61% de seus novos contratados são mulheres, tornando-a a empresa do grupo mais próxima de paridade nessas categorias.
• A Accorhotels e a Tupperware Brands alcançaram paridade em seus Conselhos (entre 40-60%).
• Em todas as empresas, as mulheres representam 39,9% das novas contratações. Quatro empresas conseguiram estabelecer uma paridade em suas novas contratações: Barclays, PwC, T
Os Campeões do setor corporativo do IMPACTO 10x10x10 estão relatando representação de gênero nas seguintes categorias:
1. Números gerais da empresa
2. Cargos de liderança
3. Conselho
4. Novas contratações
Para maiores informações sobre o IMPACTO 10x10x10, acesse:
http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2015/03/ElesPorElas_visao_geral.pdf
O Relatório sobre Paridade Corporativa, do Impacto10x10x10 da #ElesPorElas HeForShe, está disponível em inglês em:
http://www.heforshe.org/~/media/heforshe/files/davos/heforshe_impact10x10x10_parityreport2016_embargo.pdf
Para assinar o compromisso #ElesPorElas HeforShe, acesse: www.heforshe.org
ONU Mulheres
Nenhum comentário:
Postar um comentário