terça-feira, 9 de outubro de 2012


Demanda por sucesso é um fardo para os 'melhores da classe', diz educadora


JULIANA CUNHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


A ideia de treinar professores para que eles disfarcem sua falta de confiança no potencial de alguns alunos é contestada por pedagogos brasileiros.
Para Julio Groppa, da Faculdade de Educação da USP, o estudo do professor americano Rpbert Pianta falha em sua abordagem excessivamente comportamental. "Não concordo que um treinamento consiga remodelar o comportamento do docente e fazê-lo agir de um jeito contrário às suas crenças."
Segundo Groppa, preconceitos do professor são frutos da época em que ele vive: "É uma coisa muito americana isso de querer consertar o mundo com ciência, com técnicas".
"Há docentes que tratam seus alunos como iguais porque verdadeiramente os enxergam assim", diz Patrícia Magris, do departamento de educação da Uneb (Universidade do Estado da Bahia).
Ela destaca que o excesso de expectativas não prejudica apenas os estudantes considerados limitados: "A demanda constante por sucessos acaba sendo um fardo para os alunos rotulados como 'melhores da classe'".

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