quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O homem por trás das ativistas do FEMEN - Opinião e Notícia

Novo documentário exibido no Festival de Cinema de Veneza revela que o grupo feminista ucraniano Femen foi fundado e ainda é financiado e controlado por um homem


article image
Grupo Femen é conhecido por seus protestos
com mulheres bonitas e seminuas (Reprodução/Internet)
Em seu novo documentário, a cineasta australiana Kitty Green, de 28 anos, aponta Victor Svyatski como o mentor por trás dos protestos do grupo feminista ucraniano Femen. Green alega que Svyatski não só patrocina o grupo como fundou a organização e é quem “seleciona a dedo” as “meninas mais bonitas” para os protestos topless. A própria Femen já havia admitido que Svyatski, um “consultor” das ativistas, financia suas atividades.
Suposta foto de Svyatski, que não gosta de aparecer
(Reprodução/Internet)
Para produzir o documentário, Green morou um ano com cinco ativistas em um apartamento apertado de dois quartos na Ucrânia. Ela chegou a ser presa enquanto filmava um protesto do grupo.
Green também gravou uma entrevista com Svyatski, em que ele reconhece que pode ter começado o grupo para conhecer mulheres. Sua resposta é enigmática: “Talvez sim, em algum lugar no meu profundo subconsciente”.
Garotas-propaganda do grupo
Tendo em vista que os protestos do grupo são sempre protagonizados por mulheres europeias, magras, atraentes e topless, não surpreende que o movimento tenha sido pensado por um homem.
No filme de Green, Svyatski fala da necessidade que as ativistas sentem de uma mão firme e de como elas não têm força de caráter e precisam de alguém como ele para guiá-las. “Elas mostram submissão, covardia, falta de pontualidade e muitos outros fatores que as impedem de se tornar ativistas. Estas são qualidades que foi essencial ensiná-las”.
Veja o trailer do documentário (em inglês):

Nenhum comentário:

Postar um comentário