sábado, 9 de janeiro de 2016

Bélgica vai oferecer curso sobre respeito às mulheres a imigrantes

Iniciativa foi tomada após ataques a mulheres em cidade alemã.
Ministra critica e diz que medida liga agressões na Alemanha a refugiados.

Da AFP
08/01/2016

A Bélgica passará a oferecer cursos para explicar a todos os demandantes de asilo que devem se comportar, respeitosamente, em relação às mulheres, anunciou o secretário de Estado para Asilo e Imigração, após relatos de agressões sexuais na Alemanha nas festas de Ano Novo.
Uma centena de casos de violência sexual na noite de ano novo em Colônia, oeste da Alemanha, atribuídas a "jovens aparentemente de origem árabe" tem causado polêmica em todo o país - cujo governo condenou os crimes, embora esteja preocupado com uma possível estigmatização dos refugiados.
"Vamos copiar o modelo norueguês e introduzir esses cursos nas próximas semanas em todos os nossos centros de acolhida", declarou à imprensa local o secretário Theo Francken, acrescentando que esses cursos já existem em vários centros para refugiados.
"O conteúdo pode ser mais amplo do que apenas a questão do respeito às mulheres. Trata-se de abordar as regras a respeitar, os valores europeus, o comportamento que se espera de cada um, etc.", detalhou a porta-voz de Francken, Datrien Jansseune.
O secretário é membro do partido nacionalista N-VA.
A iniciativa de Francken não agradou a ministra dos Direitos das Mulheres e da Igualdade de Oportunidades na parte francófona da Bélgica, a socialista Isabelle Simonis.
"Propor uma medida dessas na Bélgica é fazer uma ligação entre indicações feitas em uma investigação alemã e pessoas refugiadas. É um momento inadequado, que esconde um racismo mal disfarçado", criticou a ministra, em um comunicado.
O ministério alemão do Interior anunciou nesta sexta que a polícia está investigando 31 "suspeitos", incluindo 18 demandantes de asilo, pelas agressões e roubos.
O chefe da Polícia de Colônia, no oeste da Alemanha, foi afastado do cargo nesta sexta após a onda de agressões no Ano Novo nesta cidade. Entre os suspeitos, a maioria é refugiada.
Imagem de vídeo publicado na internet mostra o momento em que um fogo de artifício explode no meio da multidão diante da estação central de Colônia na noite de réveillon (Foto: Reprodução/Youtube/Baris Olsun)
Imagem de vídeo publicado na internet mostra o momento em que um fogo de artifício explode no meio da multidão diante da estação central de Colônia na noite de réveillon (Foto: Reprodução/Youtube/Baris Olsun)

Nenhum comentário:

Postar um comentário