sábado, 9 de janeiro de 2016

Doe Nota para o SOS Ação Mulher e Família

1.   O usuário possui um cupom fiscal sem CPF registrado e com data atual.
2.   Ele utiliza o aplicativo do Doe Nota em http://doenota.org/ disponível para Android, IOS e Windows Phone para tirar uma foto do cupom fiscal, escolher a entidade SOS Ação Mulher e Família a ser beneficiada e fazer a doação.
3.   Se estiver conectado com a internet, essa foto é imediatamente enviada para nossos servidores que estão hospedados na Microsoft Azure, plataforma que proporciona várias ferramentas computacionais de fácil utilização em um só lugar. A imagem chega por uma ferramenta chamada “Serviço Móvel”, que é escrita em javascript, a qual envia o cupom fiscal e seus metadados para um banco de dados.
4.   O banco de dados SQLServer guarda a imagem, os metadados e as informações para doação do cupom fiscal, além das informações das instituições de caridade que serão beneficiadas.
5.   Algumas vezes por dia, máquinas virtuais são ligadas automaticamente, processando e doando os cupons fiscais.
6.   Nas máquinas virtuais utilizamos o Docker rodando sobre Linux Ubuntu, uma ferramenta que permite a criação de containers, pequenos módulos responsáveis pelo processamento e doação das notas. Chegando na máquina, a nota é submetida a um container de processamento de imagens, que utilizando OpenCV, Python, C++ e TesseractOCR trata a imagem do cupom fiscal e faz o reconhecimento das informações necessárias para a doação e as grava no banco de dados. Depois disso, os containers de doação, utilizando Java, SeleniumHQ e PhantomJs, registram a doação no sistema do Nota Fiscal Paulista.
7.   Infelizmente, algumas imagens que chegam têm baixa resolução, estão sem foco ou apresentam algum outro tipo de problema que não permitem o reconhecimento automático das informações para doação. É aí que entra o papel do site, feito com WordPress aliado ao SendGrid, que além de conter informações sobre o projeto e esse blog onde você está lendo esse post, possui um sistema para digitação de notas, onde qualquer voluntário cadastrado pode ajudar.
8.   As notas são doadas no sistema do Nota Fiscal Paulista, do Governo do Estado de São Paulo, que pode ser acessado em: Sistema Nota Fiscal Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário