sábado, 7 de dezembro de 2013

Refugiadas sírias têm papel importante a desempenhar no futuro do país, afirma agência da ONU

Refugiadas sírias no Líbano. 
Foto: ACNUR/M. Hofe
As mulheres refugiadas sírias desempenham um papel muito importante no futuro do seu país, avalia o diretor de Proteção Internacional da agência da ONU para refugiados, Volker Türk.
“A despeito do conflito, dos horrores e abusos de direitos humanos dos quais elas escaparam na Síria, as mulheres refugiadas têm uma impressionante motivação e determinação em ser parte positiva na construção do futuro da Síria”, disse Türk na quarta-feira (4) durante uma conferência em Londres.
O diretor, que recentemente visitou campos de refugiados na Jordânia, Turquia, Líbano e Egito, manifetou profundo desejo de criar oportunidades para empoderar as mulheres sírias para que construam um futuro melhor para si e desempenhem um papel positivo no futuro do país.
“Fiquei absolutamente tocado quando conheci uma professora síria que perdeu o marido e estava criando os três filhos fazendo e vendendo velas num shopping abandonado no Líbano. Apesar da miséria, ela conseguiu criar um pequeno negócio e estava profundamente positiva. Eu vi nela o futuro da Síria”, contou Türk.
O diretor anunciou que a agência pretende realizar um fórum para mulheres refugiadas sírias nos países vizinhos para que compartilhem histórias de empoderamento e deslocamento. “Ao compartilhar lutas e esperiências, a confiança delas será fortalecida e elas se tornarão promotoras da mudança de longo prazo, não só nos lugares onde estão deslocadas mas quando retornarem para a Sírta.”
Mulheres e crianças são maioria entre os mais de 2 milhões de refugiados que fugiram da Síria por causa do conflito iniciado em março de 2011 com o levante contra o presidente Bashar Al-Assad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário