sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

#CDMJCursos: Novas Leituras de Gênero na Mídia e no Design (UNISINOS)

 28 de janeiro de 2016

Casa da Mãe Joanna entrou em 2016 com muitas novidades – e, dentre elas, estão os nossos cursos sobre feminismo e gênero. Para começar a divulgar esta empreitada, nada melhor do que o lançamento do curso de extensão Novas Leituras de Gênero na Mídia e no Design, que vamos ministrar na UNISINOS de 30/03 a 07/04.

Clique nos links para saber mais sobre valores e matrícula.
O curso propõe contextualizar e discutir a evolução do discurso, linguagem e imagens sobre gênero nas mídias, e as aulas trabalharão com três eixos: históricoteoria (de comunicação e de gênero); e análise de cases atuais.
card5
O curso vai demonstrar como a comunicação social se apropria de discursos ideológicos para reproduzir discursos preconceituosos e, ao final, alunas e alunos terão treinado seus olhares para perceber novos ângulos de observação de fenômenos sociais pelo viés midiático, bem como desenvolvido capacidades críticas para debater e (des)fazer padrões hegemônicos de comportamento de consumo.
Ao analisar cases atuais, debateremos como o discurso de gênero está influenciando o agora, faremos uma introdução básica ao feminismo, e desenvolveremos estratégias a respeito de como comunicar e/ou vender sem oprimir, valorizando a publicidade da inclusão.
Você estuda ou trabalha com mídia, jornalismo, publicidade e propaganda, design ou relações públicas? Então inscreva-se já, pois agências, clientes e produtoras andam precisando, e muito, de staff para o departamento “ichi, o público feminino vai detonar essa campanha machista”… 
MAIS DETALHES
Período
30/03/2016 a 07/04/2016
Carga horária
16 horas
Dias e horários de aulas
Quartas e quintas-feiras
18h30 às 22h30
Local
Campus Unisinos Porto Alegre – prédio e sala ainda a definir
Público de interesse
Acadêmicos ou profissionais das áreas de publicidade e propaganda, relações públicas, jornalismo, design gráfico ou de produto, marketing e moda.
Certificado
Será fornecido a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.
Promoção
Programa
= Arqueologia do discurso midiático a partir da publicidade dos anos 50/60;
= Análise de séries contemporâneas sob a luz da teoria da comunicação e hegemonia ideológica;
= A segunda onda feminista e a mídia;
= Conceitos básicos (objetificação, representação, representatividade, mansplaining, bropriating, manterrupting, gaslighting, falsa simetria e sororidade);
= Estudo de casos recentes nas categorias: comidas e bebidas, cosméticos e produtos de limpeza;
= Discussão de padrões na mídia;
= Análise de produtos “binários” – voltados para mulheres/mães e crianças;
= Breve discussão sobre: discursos políticos, eventos, humor, cultura do estupro e ativismoline;
= Produção de campanha/marketing social.
Ministrante(s)
Ana Emília Cardoso
Jornalista (PUCPR) e Mestre em Sociologia Política (UFSC).
Fernanda Toniazzi
Publicitária (UNISINOS) e Diretora de Arte Freelancer.
Joanna Burigo
Publicitária (PUCRS) e Mestre em Gênero, Mídia e Cultura (London School of Economics).

Clique nos links para saber mais sobre valores e matrícula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário