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quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Nos 16 dias do ativismo, SPM intensifica enfrentamento à violência contra a mulher

Campanha nacional com o slogan Violência Contra a Mulher: Você Pode Combater a Impunidade - Ligue 180 dá continuidade ao Compromisso e Atitude

A Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) intensifica a campanha "Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha -A Lei é mais forte" na mídia nacional, com o slogan Violência Contra a Mulher: Você Pode Combater a Impunidade. Ligue 180, que é vinculado aos 16 dias do Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

A campanha reforça o enfrentamento à violência doméstica contra as brasileiras e objetiva alertar a população de que violência contra a mulher é crime, e que toda a sociedade deve combatê-la e denunciá-la.

Para isso, a SPM disponibiliza a Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, que funciona 24 horas todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados.

A campanha ocupa desde domingo tevês abertas, fechadas, segmentadas e pública (NBR), grandes portais empresariais e o Portal Brasil, do governo federal. Compõe-se do filme "Mãos", lançado em agosto e agora atualizado, banners, mídias e peças locais como balão de gás (o chamado "blimp", instalado junto à sede da SPM em Brasília). As artes finais de adesivos de carro, bottom e folhetos estarão disponíveis em breve no portal da SPM.

A ações estendem-se também por lan houses, TVs de metrôs em São Paulo e Brasília e na chamada BusTV (monitores de ônibus que exibem a programação exclusiva) em linhas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Fortaleza, Aracaju, Recife e João Pessoa.

Custo da violência - O filme "Mãos" destaca que, a cada cinco minutos, uma mulher é agredida no Brasil. A cada ano, cerca de 4.000 brasileiras são assassinadas. De cada três atendimentos notificados do Sistema Único de Saúde (SUS) por violência, dois são de mulheres. 

"É preciso dar um basta neste tipo de crime que envergonha nosso país", destaca a ministra da SPM, Eleonora Menicucci, com base no fato de que o país ocupa a sétima posição no ranking mundial de assassinato de mulheres.  

Somente em 2011, a violência contra mulheres no Brasil provocou o internamento de 5.496 mulheres pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além das vítimas internadas, 37,8 mil mulheres entre 20 e 59 anos precisaram de atendimento no SUS por terem sido vítimas de algum tipo de violência.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, além dos danos provocados na vida dessas brasileiras e de suas famílias, esse tipo de brutalidade causou aos cofres públicos, no ano passado, um gasto de R$ 5,3 milhões somente com internações. 

Resultado da primeira ação de mídia - A primeira fase da campanha "Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha - A Lei é mais forte", realizada no período de 7 a 18 de agosto, teve impacto em mais de 44 milhões de pessoas somente em mídia on-line (internet). Com anúncio em mídia televisiva em 14 emissoras de TV fechada, a campanha atingiu 19 milhões de telespectadores, sendo nove milhões de operadoras e operadores de direito. 

Em mídia gratuita televisiva, com anúncio publicitário concentrado em 8 de agosto, foram atingidas cerca de 50 milhões de pessoas. Nas ações voltadas à mídia cinema, no período de 10 a 16 de agosto, a campanha foi vista por quase 100 mil pessoas, sendo 20 mil operadoras e operadores de direito.  As informações sobre a repercussão da campanha foram fornecidas pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, em meados de setembro.

Agenda SPM: 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres  
28/11/12 - Apresentação da campanha "Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha - A Lei é mais forte" no III Encontro Nacional dos Ministérios Públicos: Lei Maria da Penha e a importância da atuação interdisciplinar (COPEVID). Local: Florianópolis - Santa Catarina.
07/12/12 - Lançamento regional da campanha "Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha - A Lei é mais forte". Local: Campo Grande - Mato Grosso do Sul.
14/12/12 - Lançamento regional da campanha "Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha - A Lei é mais forte". Local: Curitiba - Paraná.

Eventos realizados pela SPM  
07/11/12 - Apresentação da campanha "Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha - A Lei é mais forte" no 4º Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid). Local: Porto Velho - Rondônia. 
12/11/12 - Lançamento regional da campanha "Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha - A Lei é mais forte". Local: Maceió - Alagoas.
19/11/12 - Lançamento regional da campanha "Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha - A Lei é mais forte". Local: Belém - Pará. 
23/11/12 - Ação da Campanha "Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha - A Lei é mais forte". Local: Rio de Janeiro - Rio de Janeiro.

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