Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012


Após medida polêmica sobre adoção, UNICEF pede que Rússia se concentre nos ‘melhores interesses’ das crianças 


Diretor Executivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Anthony Lake. (ONU/Ryan Brown)
Em resposta a polêmica proibição de adoção que está sendo considerada pela Rússia, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEFpediu hoje (26) ao Governo que se guie apenas pelos “melhores interesses das crianças” na determinação de suas políticas e ações.
“Pedimos que o Governo da Rússia, na sua concepção e desenvolvimento de todos os esforços para proteger as crianças, que deixe os melhores interesses das crianças – e apenas os interesses delas – determinar suas ações”, disse o Diretor Executivo da agência da ONU, Anthony Lake, em um comunicado.
De acordo com relatos da imprensa, o Parlamento russo aprovou hoje (26) um projeto de lei que proíbe as adoções de crianças russas por cidadãos dos Estados Unidos. O texto foi enviado para sanção do Presidente Vladimir Putin, que apesar de já ter manifestado apoio à medida, ainda não disse se vai assinar. A proibição teria sido elaborada em retaliação a uma lei dos EUA que pune russos acusados de violar os direitos humanos.
Elogiando a melhoria do sistema de bem-estar infantil da Rússia, o UNICEF pediu que a situação atual de muitas crianças em instituições russas receba “atenção prioritária”.
“Encorajamos o governo a estabelecer um plano de proteção social nacional robusto para ajudar a fortalecer as famílias russas”, disse Lake. “Alternativas para a institucionalização das crianças são essenciais, incluindo a assistência social permanente, a adoção doméstica e a adoção entre os países.”
“Todas as crianças merecem um ambiente que promova a sua proteção e bem-estar”, acrescentou. “Crianças russas – na verdade, todas as crianças – precisam pertencer a famílias que dão proteção e amor ou ambientes familiares.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário