Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 26 de setembro de 2020

Estupro: como Justiça usa passado de vítimas para desqualificar denúncias

Camila Brandalise

De Universa

23/09/2020

1974. A Justiça do Rio de Janeiro absolve o réu Fernando Cortez de uma acusação de estupro baseando-se no questionamento de um procurador, que perguntou se seria justo que Cortez tivesse "a sua vida estragada por causa de um fato sem consequências oriundo de uma falsa virgem". Diz, ainda, que a vítima, "amorosa com outros rapazes, vai continuar a sê-lo". E continua: "Com Cortez, assediou-o até se entregar e o que, em retribuição lhe fez Cortez, uma cortesia", consta no acórdão da decisão.

2020. Em audiência do caso Mariana Ferrer, em que o empresário André de Camargo Aranha foi absolvido da acusação de estupro de vulnerável, Mariana, que é modelo e blogueira, é questionada pelo advogado do então réu, Cláudio Gastão da Rosa Filho, sobre as fotos que ela postava em suas redes sociais. Ele diz que a modelo aparece em posições "ginecológicas" nas imagens e que em uma delas está "com o dedinho na boquinha".

São quase 50 anos separando um caso do outro mas, até hoje, se perpetua no judiciário o argumento de que o comportamento da mulher pode validar ou não seu relato. O foco sai do crime em si e recai sobre a vítima: a veracidade da palavra dela vai depender de como se comporta e da exposição que ela decidiu fazer do próprio corpo ou de sua sexualidade até então.

"O estupro é um dos poucos crimes no Direito brasileiro em que o histórico da vítima é colocado em análise", afirma a advogada criminalista e especialista em direitos das mulheres Andressa Cardoso, que trabalhou com Mariana no início do processo, há cerca de um ano.

"Não é uma questão de ouvir a palavra da mulher e ponto final. O relato vai exigir alguma forma de corroboração externa. Mas dizer que ela não pode ser vítima por seu comportamento no passado não é uma defesa aceitável, apesar de ser muito comum", explica a também advogada criminalista Maira Pinheiro, que atuou no caso das denúncias de estupro contra o ex-BBB Felipe Prior.

"Além disso, é um argumento tecnicamente impreciso: as considerações subjetivas sobre como aquela mulher se comporta não têm a ver com o crime que ela pode ter sofrido. Ela pode ter 500 fotos em poses ginecológicas, mas isso não significa que houve consentimento [na relação sexual]."

De 1830 a 2009: os crimes contra a "mulher honesta"

Especialistas em direitos das mulheres concordam que colocar uma denúncia de estupro em xeque por causa do comportamento da vítima já faz parte do modus operandi do judiciário brasileiro. Esse tipo de julgamento sobre mulheres existe desde o Código Criminal do Império, de 1830, documento fundador do que veio a ser o Código Penal que conhecemos hoje.

Estupro, naquela época, era a "cópula carnal por meio de violência, ou ameaças, com qualquer mulher honesta". O termo se referia à mulher casada e que vivia de acordo com a moral vigente na época. No documento seguinte, de 1890, a mulher "pública" já poderia denunciar, mas a pena para o agressor seria mais baixa. Se fosse honesta, era de um a seis anos de prisão. Se não, ou caso fosse prostituta, de seis meses a dois anos. O termo só caiu definitivamente em 2009.

"O que essa expressão significava? Que tinha a mulher que é passível de sofrer violências sexuais e as que não poderiam se considerar vítimas. Isso se perpetua até hoje. Falta à cultura jurídica e aos juízes, advogados e promotores darem um passo adiante e entenderem que certos discursos não são defesa, são machismo", afirma Maira.

Não são só adultas: menores de 14 anos também sofrem descrença

A promotora de Justiça do Distrito Federal Danielle Martins Silva, coordenadora dos núcleos de Direitos Humanos e que já atuou em diversos casos de estupro e de estupro de vulnerável (quando a vítima é menor de 14 anos), chama a atenção para as diversas falas de advogados de defesa e dos próprios acusados tentando desqualificar as denúncias, inclusive quando envolvem crianças e adolescentes.

"Em audiências para julgamento, já presenciei diversas vezes advogados e acusados buscando desqualificar a imagem da vítima argumentando que 'ela já teve diversos namorados' ou que 'tinha uma vida sexual muito experimentada'. Há ainda, nos crimes de estupro de vulnerável, o argumento de que 'ela não era mais virgem, não fui o primeiro', 'ela me procurava, ela queria' ou 'ela nunca reclamou do que acontecia, ela sempre concordava com as relações sexuais', como se houvesse possibilidade de consentimento das vítimas nesses casos", afirma.

"Nas situações de estupro conjugal [quando o autor do crime é o parceiro, marido ou namorado], a argumentação opera no sentido de que 'ela é minha esposa, tem obrigação de manter relações sexuais comigo'. Todos esses argumentos remontam a crenças de senso comum de que o valor de uma mulher está vinculado a seu corpo e que este corpo é algo de que os homens podem dispor livremente, como bem entenderem. Isso retira deles a responsabilidade sobre seus próprios atos, inclusive os praticados contra a lei, a exemplo do estupro", diz Danielle.

"Judiciário deve ser denunciado", diz coordenadora de ONG

Advogada e coordenadora executiva da ONG Cepia, fundada em 1990 e uma das referências na área dos direitos das mulheres, Leila Linhares Barsted acredita que a única maneira de mudar a cultura machista dentro do judiciário é ir a público para denunciar os ataques recebidos pelas mulheres dentro do processo.

"Mesmo com a Constituição de 1988 garantindo a igualdade jurídica entre homens e mulheres, vamos encontrar muitas decisões calcadas em preconceito de gênero, até hoje. Precisamos falar sobre isso para que deixe de acontecer. Os agentes de Justiça precisam, urgentemente, se capacitar para eliminar estereótipos."

Repercussão de decisões e ataques fazem com que novas vítimas deixem de denunciar

Para Lívia de Souza, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Sobre a Mulher da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e mestre em Direito com uma dissertação sobre os discursos jurídicos nos casos de violência sexual, além do impacto sobre a vítima, falas de advogados e decisões de juízes também fazem com que outras mulheres deixem de denunciar.

"Se a vítima não for casta, recatada, sua vida será analisada. Que mulher vai querer passar por isso?", afirma Livia. "A mensagem que essas falas passam é perversa. É como se dissessem: 'Não denunciem'. Para além da questão de punição do agressor, tem um efeito simbólico em toda a sociedade de dizer que não vale a pena denunciar, que você vai sofrer, que muita gente vai te atacar."

Atualmente, estima-se que apenas 10% a 15% dos estupros sejam reportados à polícia, segundo o Atlas da Violência de 2018. O crime é um dos que atinge a maior taxa de subnotificação do país, de acordo com o estudo.

"Nós, advogadas ativistas, ficamos de mãos atadas", diz Andressa Cardoso. "Porque falamos o tempo todo para as mulheres denunciarem, e sabemos o quanto isso é importante. Mas sabemos também o que elas têm que enfrentar durante o processo, e que, no final, não recebem uma resposta adequada do Estado. Elas estão certas: da polícia à Justiça, em todo o processo, vítimas de estupro não recebem a atenção devida."

14 comentários:

  1. Thanks for sharing this article. It is really helpful for readers who are looking for online assignment help. I also work in the same area and provide assignment help to students for various subjects. Most of my students are from parts of the UK, USA, India, and Singapore. Our team of professors are from reputed Colleges. Visit our website to know our areas of expertise and let us know if we can be of help.
    Also Read: How many pages in 1000 words

    ResponderExcluir
  2. Nice content! For getting the best Assignment Helper USA you can visit our assignment writing website and get assignment writing assistance for all the subjects. Visit and get the best assignment writing help now.

    ResponderExcluir
  3. Author is really experienced about the service of Car Transport In Pune . Your information is very interesting. Thank you for sharing. Logisticbuddy undoubtedly the most reliable and dependable car Shifting Company. They help the customers to get their vehicle shifted or transported to the desired location and make them feel stress-free and relieved. You can get more information about the company on the website.

    Read More Blog : https://bit.ly/3w0j6cl

    ResponderExcluir
  4. Thank you for another excellent article. Where else could anybody get that kind of info in such an ideal way of writing?
    I’ve a presentation next week, and I am on the look for such information.
    gk quiz
    amazon quiz
    current affairs quiz
    general knowledge quiz
    english stories
    bedtime stories
    short stories
    short english stories
    short bedtime stories
    english bedtime stories
    short bedtime english stories

    ResponderExcluir
  5. First of all i am really big fan of your knowledge about this topic, thanks for your release with us. Your website many blogs is neatly organized with the information I want, so there are plenty of resources for your reference. See you next time. You are the first person on my life that sharing this subject perfect info. Wish you very good luck and keep it up. Online Assignment Help - Best Assignment Help in Melbourne - online assignment provider in australia - assignments help

    ResponderExcluir
  6. Keep up the great work as well as in future also, I read few articles posts on this website yesterday and I believe that your website is real interesting and has bands of good info about many topics, Many others writers shared same content with us but I have no feel like that when i read your each post. You are the best writer on my life. Thanks and have a nice day buddy. Online personal statement help - Online programming assignment help - Online algebra homework help - Online Accounting Assignment Help

    ResponderExcluir
  7. Do you frequently keep facing QuickBooks error 6150? Well, you aren't alone as lots of druggies keep floundering to get piecemeal from QuickBooks error 6150. Several reasons lead to error 6150 similar as the QBW or company train is damaged, QuickBooks installation is corrupted, the stoner is trying to open a movable train without opening QuickBooks first, the stoner has entered a wrong

    ResponderExcluir
  8. Hey everybody. I am max. Many HP printer users often ask my HP printer won't scan. To verify the same, you will have to see whether the LCD screen of the printer has nothing on it.

    ResponderExcluir
  9. https://www.zazzle.com/mbr/238597572817634538
    https://blog.cishost.ru/profile/Arjunkapoor/
    https://golden-forum.com/memberlist.php?mode=viewprofile&u=110221
    https://scioly.org/forums/memberlist.php?mode=viewprofile&u=105732
    https://www.medicinacinesenews.it/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=1272823
    https://lookbook.nu/arjunkapoor
    https://community.sagecrm.com/members/arjunkapoor/default.aspx
    https://audiomack.com/arjunkapooredu
    https://pubhtml5.com/homepage/eqhp/preview
    https://onedio.com/profil/arjunkapoor/

    ResponderExcluir
  10. Its interesting and motivating write-up. I truly appreciate the amazing work that you have done in creating this sparkly and smartly information to share with us. It’s a nice time with your blog post. Thanks for sharing. visit khadija university cut off mark

    ResponderExcluir
  11. You've a very interest and impacting blog here, I am pleased with your kind word of motivating article and all products that you're showcasing. Thanks for sharing. Also visit fulafia approved school fees for all courses

    ResponderExcluir
  12. Wow with the quality I have seen, I am sure you may have been looking for aceondo cut off mark for sociology

    ResponderExcluir