Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

SPM leva equipe técnica do ‘Mulher, Viver sem Violência’ para atender ribeirinhas na Ilha de Marajó


20/01 – SPM leva equipe técnica do ‘Mulher, Viver sem Violência’ para atender ribeirinhas na Ilha de Marajó

Inaugurada pela ministra Eleonora, agência-barco tem como diferencial serviço de atendimento sobre a Lei Maria da Penha e outros direitos Foto: Isabel Clavelin/SPM
Agência-barco da Caixa possibilita que programa faça diagnóstico sobre situação das mulheres da floresta e das águas, traçando diretrizes para acesso à justiça e à Lei Maria da Penha em locais remotos, com fortalecimento das ações do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres

Mulheres da mata, campo e praias de água doce do Marajó, no Pará, serão atendidas pelo programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), de 20 de janeiro a 6 de fevereiro. O percurso a ser feito pela agência-barco da Caixa Ilha de Marajó abarca nove municípios marajoaras: Bagre, Curralinho, Melgaço, Muaná, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, São Sebastião da Boa Vista e Soure. Esta á a primeira viagem da embarcação, com saída no domingo (19/01), de Belém, e chegada em Ponta de Pedras na segunda-feira (20/01), quando se inicia o atendimento à população.

Na última quinta-feira (16/01), a ministra Eleonora Menicucci, da SPM, participou da inauguração da agência-barco da Caixa e firmou cooperação com o banco para a incorporação do programa ao veículo fluvial. Em outubro passado, a ministra acolheu demanda dos estados do Norte para ação específica do ‘Mulher, Violência sem Violência’ no atendimento às mulheres das águas. Além do Ilha do Marajó, estão previstas mais duas embarcações da Caixa para a prestação de serviços do programa e outras duas a serem adquiridas pela SPM, para circulação na região da Amazônia e do Rio São Francisco, compondo cinco unidades fluviais até o final deste ano.

“Este é um processo em que as mulheres são protagonistas. Reconheceram a violência, deram significado a essa forma de opressão de gênero, cobraram respostas do poder público e elaboraram a Lei Maria da Penha. É legado feminista e do movimento de mulheres construído, nos últimos quarenta anos, pelas brasileiras. E a partir de agora a Lei Maria da Penha vai navegar pelos rios do Brasil, acolhendo mulheres das florestas e das águas e colaborando para o acesso delas a direitos e cidadania”, afirma a ministra Eleonora.

Atendimento ao público – Nessa primeira viagem, a SPM fará atendimento com equipe técnica, que estará encarregada de fazer diagnóstico sobre a realidade e as demandas de serviços especializados das ribeirinhas do Marajó. Acompanha o grupo técnico, a especialista da sociedade civil em violência contra a mulher Amelinha Teles, da União de Mulheres.

O levantamento subsidiará o atendimento a ser realizado nos barcos, por meio do ‘Mulher, Viver sem Violência’, e as negociações com o Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres no Campo e na Floresta e o Grupo Executivo Estadual do programa no estado – ambos a serem constituídos quando da adesão do Pará à iniciativa do governo federal. A estimativa é que governo estadual, prefeitura de Belém e de municípios-polos, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública Estadual formalizem, em 6 de fevereiro,  a cooperação com a SPM.

Justiça às mulheres – A tolerância zero à violência de gênero e à impunidade dos agressores é um dos objetivos principais da presidenta da República, Dilma Rousseff, que determinou a criação do programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, para intensificar os esforços do governo federal e parceria no enfrentamento à violência sexista. Soma-se ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, ambos sob a coordenação da SPM.

O programa articula ações para facilitar o acesso das mulheres em situação de violência a direitos e serviços públicos de segurança pública, justiça, saúde e atendimento psicossocial às mulheres em situação de violência, a serem concentrados na Casa da Mulher Brasileira que funcionará uma em 26 capitais do país.

Um dos diferenciais do ‘Mulher, Viver sem Violência’ é o investimento na mobilidade dos serviços especializados por meio de unidades móveis rodoviárias – 54 ônibus, sendo dois por unidade federativa para atender mulheres do campo e da floresta – e agora fluvial. São cinco embarcações com a prestação de serviço do programa a entrarem em funcionamento até o final do ano: três agências-barco da Caixa e dois barcos da SPM.

CRONOGRAMA DE VIAGENS DA AGÊNCIA-BARCO
'ILHA DO MARAJÓ"



DIA DA SEMANA
DATA
Munícipio
 segunda - feira
20/01/2014
PONTA DE PEDRAS
terça- feira
21/01/2014
PONTA DE PEDRAS
quarta- feira
22/01/2014
SALVATERRA
quinta- feira
23/01/2014
SALVATERRA
sexta- feira
24/01/2014
SOURE



sábado
25/01/2014
BELEM
domingo
26/01/2014
BELEM



 segunda - feira
27/01/2014
MUANA
terça- feira
28/01/2014
S. SEBASTIAO BOA VISTA
quarta- feira
29/01/2014
S. SEBASTIAO BOA VISTA
quinta- feira
30/01/2014
CURRALINHO
sexta- feira
31/01/2014
CURRALINHO



sábado
01/02/2014
EMBARCADO
domingo
02/02/2014
EMBARCADO



 segunda - feira
03/02/2014
BAGRE
terça- feira
04/02/2014
MELGAÇO
quarta- feira
05/02/2014
PORTEL
quinta- feira
06/02/2014
PORTEL



sábado
08/02/2014
BELEM
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário