A prefeita Márcia Lucena e a delegada Cristiana Bento contam como exercem o poder em profissões quase sempre ocupadas por homens
As convidadas Márcia Lucena e Cristiana Bento, pelo traço do ilustrador Caio Borges
O Maria Vai com as Outras está de volta, e a terceira temporada começa com duas mulheres que ocupam cargos de poder – isso significa que as decisões profissionais que elas tomam extrapolam o ambiente de trabalho e têm impacto na vida de outras pessoas. Sua autoridade é reconhecida e respeitada por lei.
Márcia Lucena é prefeita de uma cidade da Paraíba e Cristiana Bento é delegada na Zona Norte do Rio de Janeiro, e aqui elas falam das suas rotinas no trabalho, de como chegaram ao posto que ocupam e respondem à pergunta: “Você se acha uma mulher ambiciosa?”
Bloco 1
Márcia Lucena foi professora de alfabetização de jovens e adultos, secretária de Educação da Paraíba e hoje é filiada ao PSB, onde se elegeu prefeita de Conde, no Litoral Sul do estado. Nessa trajetória, ela aprendeu que os espaços de poder são considerados legítimos para os homens, e que por isso o poder das mulheres é sempre questionado.
Na conversa com Branca Vianna, Márcia conta como durante a campanha para a prefeitura não era a vida profissional dela que era comentada, como no caso dos candidatos homens, mas sua vida privada.
Bloco 2
Como delegada da Polícia Civil no Rio de Janeiro, Cristiana Bento chefia uma equipe de cinquenta policiais – sendo a maioria de homens.
Quando foi prestar o disputado concurso público para esse cargo o ex-marido duvidou que ela seria aprovada. Ela passou de primeira, mas ainda hoje é comum que sua idade e sua aparência provoquem comentários de espanto quando cidadãos procuram a delegacia que ela chefia.
Na entrevista, entre outras coisas, ela comentou um dos casos de maior repercussão da carreira: o estupro coletivo de uma jovem que foi registrado em vídeo e compartilhado por milhares de pessoas. O primeiro delegado a comandar a investigação colocou o depoimento da vítima em dúvida e a jovem só recebeu proteção policial depois que Cristiana assumiu o caso.
>Links citados neste episódio:
O perfil das Prefeitas do Brasil, estudo do Instituto Alziras.
Episódio citado pela entrevistada do vereador chicoteado na festa da prefeitura, mas que apresenta versões contraditórias.
Episódio citado pela entrevistada dos moradores expulsos a chibatadas de uma invasão de casas construídas pela prefeitura.
A condenação do prefeito de Conte, PB, por porte de armas.
Siga o Maria nas redes. Temos um perfil no Instagram e no Twitter, além de um grupo fechado para ouvintes no Facebook.
Se quiser escrever para a produção do programa, mande um email para mariavaicomasoutras@revistapiaui.com.br. Para ouvir os episódios das temporadas anteriores, acesse a página do programa ou procure por Maria Vai Com As Outras no seu aplicativo de podcast preferido.
O podcast é uma produção da Rádio Novelo para a revista piauí.
*
Ouça o episódio bônus, uma entrevista com Lucelena Ferreira, autora do livro Mulheres na Liderança – Obstáculos de gênero nas empresas e estratégias de superação:
Ficha técnica:
Apresentação: Branca Vianna
Direção: Paula Scarpin
Produção: Mari Faria
Edição: Mari Romano
Finalização e mixagem: João Jabace
Redes Sociais: Ana Beatriz Ribeiro
Vídeos: Desiré Taconi
Coordenação digital: Kellen Moraes
Identidade visual: Cecilia Marra, Caio Borges e Paula Cardoso
Distribuição: Luigi Mazza, Yasmin Santos, Júlia Sena e Ana Carolina Santos
Engenheiro de som: Danny Dee
Gravado no estúdio Rastro
Nenhum comentário:
Postar um comentário