Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

MARIA VAI COM AS OUTRAS #2: AUTONOMIA

Uma consultora financeira autônoma e uma futura assistente social falam sobre educação financeira e oportunidades profissionais que permitem às mulheres tomarem as próprias decisões


02set2019
As convidadas Eugenia Fayad e Juliana Oliveira, pelo traço do ilustrador Caio Borges
As convidadas Eugenia Fayad e Juliana Oliveira, pelo traço do ilustrador Caio Borges
As mulheres que procuram o serviço de Juliana Oliveira, secretária de assistência social de João Monlevade, no interior de Minas Gerais, buscam se cadastrar para vagas de emprego e programas de auxílio e renda. Mas quando elas chegam na mesa de Oliveira, muitas estão sem os documentos mais básicos de identificação – aqueles documentos que provam que elas existem, quando nasceram, onde moram. Isso faz com que elas sejam, até aquele momento, completamente dependentes de parentes ou companheiros.

A quilômetros dali, no Rio de Janeiro, as mulheres que procuram a consultoria financeira de Eugenia Fayad têm trabalho formal e uma renda mensal própria, mas discrepâncias salariais em relação aos homens e falta de educação financeira fazem com que elas precisem de orientação para fazer planos e investimentos. 
As duas conversaram com Branca Vianna sobre a autonomia – delas, de parentes e de outras mulheres – para gerir a vida profissional, financeira e pessoal. 
Bloco 1

Eugenia Fayad tem 59 anos, formada em engenheira se especializou em administração financeira. Por anos dedicou o que sabia a grandes corporações – nas áreas do varejo e da comunicação – e há algum tempo abriu uma empresa de consultoria financeira com uma colega, a Ness Consultoria


Qualquer pessoa que queira organizar sua vida financeira pode contratar seus serviços, mas o interesse principal dela e de sua sócia é dialogar, orientar e aconselhar clientes mulheres. Por isso, dentro da consultoria, criaram um blog que trata de educação financeira e novas tecnologias para um público feminino, um grupo que, de maneira geral, foi criado para ver a administração e o investimento de dinheiro como habilidades masculinas. O público-alvo da consultoria é o segmento mais escolarizado da população brasileira, mas que mesmo assim ganha 20% a menos do que homens que ocupam os mesmos cargos. 
Bloco 2

Enquanto termina a faculdade de Serviço Social, Juliana Oliveira, de 28 anos, trabalha num posto da prefeitura para cadastro de famílias em programas de assistência social e vagas de emprego. Esse trabalho fez com que ela conhecesse a realidade de mulheres que precisam consultar os companheiros para saber o próprio CPF e a data de nascimento. Ela passou a entender por que os cartões de benefícios de assistência social são processados nos nomes das mulheres e não dos homens da casa: elas sofrem mais com desemprego e subemprego, e no entanto são as que não abandonam a casa e os filhos, muitas vezes levando consigo os benefícios da família. Enquanto tenta resolver a vida dessas outras mulheres, Juliana reinventa a própria vida profissional e contribui com a irmã e a mãe nas contas da casa. 

Nesta terceira temporada do Maria Vai Com as Outras, o podcast se dedica a abordar os grandes temas ligados à mulher no mercado de trabalho. Novos episódios são publicados quinzenalmente, às segundas, a partir das 5h, em todos os aplicativos de podcasts e aqui no site da piauí. Para ouvir episódios anteriores, acesse a página do programa.
Siga o Maria nas redes. Temos um perfil no Instagram e no Twitter, além de um grupo fechado para ouvintes no Facebook. Se quiser escrever para a produção do programa, mande um e-mail para mariavaicomasoutras@revistapiaui.com.br. 
O podcast é uma produção da Rádio Novelo para a revista piauí.
*
Ouça o episódio bônus, em que a engenheira Mariana Fayad, filha da entrevistada Eugenia Fayad, conta a Branca Vianna como ajudou uma amiga freelancer a refazer o planejamento dos gastos mensais a partir do que aprendeu em casa, com a mãe, desde o tempo em que ganhava mesada.
Ficha técnica:

Apresentação: Branca Vianna
Direção: Paula Scarpin
Produção: Mari Faria
Edição: Mari Romano
Finalização e mixagem: João Jabace
Redes sociais: Ana Beatriz Ribeiro
Vídeos: Desiré Taconi
Coordenação digital: Kellen Moraes
Identidade visual: Cecilia Marra, Caio Borges e Paula Cardoso
Distribuição: Luigi Mazza, Yasmin Santos, Júlia Sena e Ana Carolina Santos
Engenheiro de som: Danny Dee
Gravado no estúdio Rastro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário