Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

MARIA VAI COM AS OUTRAS #3: QUERO SER MÃE, NÃO QUERO SER MÃE

Piauí
16set2019 

Uma editora e uma advogada e escritora falam sobre os desdobramentos na vida de uma mulher quando ela decide ter ou não ter filhos

As entrevistadas Lúcia Carolina dos Reis e Helen Beltrame-Linné, pelo traço do ilustrador Caio Borges
As entrevistadas Lúcia Carolina dos Reis e Helen Beltrame-Linné, pelo traço do ilustrador Caio Borges
A maternidade é tema recorrente no Maria Vai Com as Outras. Abordado por diferentes perspectivas nas duas primeiras temporadas, ele volta para o centro da mesa com as entrevistadas Lúcia Carolina dos Reis, de 40 anos, editora de livros didáticos que nunca quis ser mãe, e com Helen Beltrame-Linné, de 38 anos, advogada e escritora, mãe de uma menina de 4 anos, que contou como se tornar mãe fez rever o papel quase obrigatório da maternidade na vida de uma mulher.


Bloco 1

A gaúcha Lúcia Carolina dos Reis, editora de livros didáticos e revisora, mora hoje em Campo Grande (MS). Segundo ela, a sociedade sul-mato-grossense é ainda mais conservadora que a gaúcha. Em Campo Grande, ela diz ser vista como “uma alienígena” por não querer ter filhos.

Se por um lado essa decisão influenciou o desfecho de alguns relacionamentos que viveu, por outro, não impactou em nada sua trajetória profissional. A liberdade não foi limitada por possíveis filhos, mas pela baixa renda.
Bloco 2
Helen Beltrame-Linné abandonou uma meteórica carreira no direito para investir no sonho de trabalhar com cinema. Fã de Ingmar Bergman, ela era diretora da Fundação Bergman na Ilha de Faro, na Suécia. Foi lá que se casou e teve a filha Liv, hoje com 4 anos. Apesar da gravidez muito planejada, a maternidade passa longe das expectativas de Helen, e ser mãe se tornou uma experiência determinada pela geografia, pelo volume de trabalho e pela insônia quase crônica da filha.

Nesta terceira temporada do Maria Vai Com as Outras, o podcast se dedica a abordar os grandes temas ligados à mulher no mercado de trabalho. O tema ‘maternidade’ já foi abordado a partir de outras perspectivas de outras entrevistas na primeira e na segunda temporadas do programa. Juntos, esses três episódios compõem um panorama diverso e interessante sobre o assunto.
Ouça o episódio bônus sobre maternidade, em que as mulheres da equipe do Maria contam suas experiências sendo mãe ou com a ideia de ser mãe.
Novos episódios do podcast são publicados quinzenalmente, às segundas, a partir das 5h, em todos os aplicativos de podcasts e aqui no site da piauí.
Para ouvir outros programas anteriores, acesse a página do Maria .
Siga o Maria nas redes. Temos um perfil no Instagram e no Twitter, além de um grupo fechado para ouvintes no Facebook. Se quiser escrever para a produção do programa, mande um e-mail para mariavaicomasoutras@revistapiaui.com.br.
O podcast é uma produção da Rádio Novelo para a revista piauí.
Ficha técnica:
Apresentação: Branca Vianna
Direção: Paula Scarpin
Produção: Mari Faria
Edição: Mari Romano
Finalização e mixagem: João Jabace
Redes sociais: Ana Beatriz Ribeiro
Vídeos: Desiré Taconi
Coordenação digital: Kellen Moraes
Identidade visual: Cecilia Marra, Caio Borges e Paula Cardoso
Distribuição: Luigi Mazza, Yasmin Santos, Júlia Sena e Ana Carolina Santos
Engenheiro de som: Danny Dee
Gravado no estúdio Rastro

Nenhum comentário:

Postar um comentário