Uma médica endocrinologista fala sobre o desafio da menopausa, e uma enfermeira sobre as consequências do racismo para a saúde pública brasileira
25nov2019
Fernanda e Emanuelle, pelo traço do ilustrador Caio Borges
Do ponto de vista fisiológico, a menopausa é a interrupção da atividade dos hormônios ovarianos por pelo menos um ano – mas as consequências do fim deste ciclo vão muito além das atividades reprodutivas: elas influenciam desde o funcionamento do cérebro até a perda de massa óssea. No primeiro bloco do Maria, a endocrinologista Fernanda Vaisman fala sobre o resultado de sintomas como calores severos, mudanças de humor e diminuição da libido, sintomas que têm impacto na rotina pessoal e profissional das mulheres.
No segundo bloco deste episódio, dedicado à saúde da mulher, Branca Vianna conversa com a enfermeira Emanuelle Góes. A doutora em saúde pública traz exemplos de como o racismo estrutural faz as mulheres negras serem negligenciadas no tratamento.
No segundo bloco deste episódio, dedicado à saúde da mulher, Branca Vianna conversa com a enfermeira Emanuelle Góes. A doutora em saúde pública traz exemplos de como o racismo estrutural faz as mulheres negras serem negligenciadas no tratamento.
Bloco 1
A médica endocrinologista Fernanda Vaisman atende em um consultório particular e é professora universitária no Rio de Janeiro. Boa parte de suas pacientes faz uso da reposição hormonal para combater os sintomas da menopausa – desde os famosos “calores”, até a perda óssea e outros fatores capazes de prejudicar em muito a qualidade de vida da mulher na terceira idade.
Bloco 2
A enfermeira baiana Emanuelle Góes conversou com Branca Vianna diretamente de Salvador, por Skype. Doutora em saúde pública, ela falou sobre a sua trajetória na enfermagem e sobre o índice, desenvolvido por ela, que traduz em números a diferença de acesso, de cuidado, de diagnóstico e de tratamento oferecido para mulheres negras e brancas nos postos de saúde pública.
>Links citados no episódio:
O estudo A Cor da Dor, de Maria do Carmo Leal, citado por Emanuelle Góes.
Artigo sobre racismo e saúde pública no site do Geledés.
Campanha SUS sem Racismo.
Reação do Conselho Federal de Medicina à campanha do SUS.
Artigos do médico Drauzio Varella sobre menopausa e outro sobre o climatério.
E um artigo do jornal londrino The Guardian sobre o impacto da menopausa na produtividade e no trabalho da mulher.
*
Esta é a terceira temporada do podcast Maria Vai Com as Outras, dedicada a discutir grandes temas que afetam a vida profissional das mulheres. Novos episódios são publicados quinzenalmente, às segundas, a partir das 5h, em todos os aplicativos de podcasts e aqui no site da piauí.
Para ouvir programas anteriores, acesse a página do Maria.
Siga o Maria nas redes. Temos um perfil no Instagram e no Twitter, além de um grupo fechado para ouvintes no Facebook. Se quiser escrever para a produção do programa, mande um e-mail para: mariavaicomasoutras@revistapiaui.com.br.
O podcast é uma produção da Rádio Novelo para a revista piauí.
Ficha técnica:
Apresentação: Branca Vianna
Direção: Paula Scarpin
Produção: Mari Faria
Edição: Évelin Argenta e Mari Romano
Finalização e mixagem: João Jabace
Redes sociais: Ana Beatriz Ribeiro
Vídeos: Desiré Taconi
Coordenação digital: Kellen Moraes
Identidade visual: Cecilia Marra, Caio Borges e Paula Cardoso
Distribuição: Ana Carolina Santos, Julia Sena, Luigi Mazza e Yasmin Santos
Engenheiro de som: Danny Dee
Gravado no Estúdio Rastro
Nenhum comentário:
Postar um comentário