O VI Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (FONAVID) terá a participação da Procuradora-Geral da República e ex-juíza da Corte Suprema de Justiça da Guatemala, Thelma Esperanza Aldana Hernandéz, que falará sobre feminicídio. Thelma foi presidente da Suprema Corte daquele país no período de 2011 a 2012 e recentemente foi nomeada para comandar o Ministério Público.
Thelma Aldana é Mestre em Direito Civil e Direito Processual Civil, além de ter se especializado em Direitos das Mulheres, Gênero e Acesso à Justiça. Ela abordará um dos tema mais polêmicos da atualidade que é o feminicídio, a morte de mulheres em razão de seu gênero. Segundo números do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 2001 a 2011 houve mais de 50 mil feminicídios no Brasil.
O VI FONAVID já recebeu oito inscrições de práticas inovadoras que serão apresentadas no Painel VI, na sexta-feira (7), último dia do encontro.
O VI Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher ocorre de 5 a 7 de novembro em Campo Grande. O encontro é realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e em parceria com a Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS)
Todo o evento ocorre no auditório do Jandaia Hotel. A abertura será no dia 5, às 19h30, com a palestra “O Poder Judiciário e a Lei Maria da Penha”, proferida pela conselheira do Conselho Nacional de Justiça, Ana Maria Duarte Amarante.
A programação e demais informações sobre o VI FONAVID podem ser encontradas no endereço http://ejud.tjms.jus.br/fonavid/ ou pelo banner na página inicial do portal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (www.tjms.jus.br).
Nenhum comentário:
Postar um comentário