Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Emenda constitucional pode garantir direitos iguais às mulheres nos EUA

Revista Consultor Jurídico, 25 de fevereiro de 2020

Uma pesquisa divulgada na segunda-feira (24/2) indicou que três em quatro americanos são favoráveis à aprovação de uma emenda constitucional, que garante direitos iguais para as mulheres. Ou seja: se for levada em conta a proporção, imagina-se que 246 milhões de habitantes são a favor de banir a discriminação por sexo, através de garantia constitucional, enquanto 82 milhões não o são. Por que isso importa?
A Constituição dos Estados Unidos garante a todos igualdade perante a lei. Mas não garante direitos iguais a todos. Mais especificamente, não há garantia constitucional de direitos iguais para as mulheres, em relação aos homens. A correção dessa falha entrou na pauta política, agora, e pode ser feita a qualquer tempo, se algumas resistências forem vencidas.

Uma emenda constitucional está pendente há cerca de 48 anos, pela falta de cumprimento de um requisito que foi satisfeito agora. A Emenda dos Direitos Iguais (ERA – Equal Rights Amendment) foi aprovada pelo Congresso em 1972, com uma condição: ela deveria ser ratificada por 38 estados da federação.
Alguns estados ratificaram a emenda imediatamente, outros o fizeram no curso do tempo. Mas o processo empacou no 37º estado. Até que, em janeiro deste ano, Virginia se tornou o 38º estado a ratificar a tal emenda. Parênteses: isso significa que 12 estados ainda resistem à proposta, embora isso tecnicamente não importe. A condição já foi satisfeita.
Mas há um porém: outro requisito ainda não foi satisfeito. Ao aprovar a emenda, o Congresso estabeleceu que ela teria de ser aprovada por 38 estados até 1977. Não foi. Assim, o Congresso estendeu o prazo para 1982. Esse prazo também venceu, sem que o requisito fosse totalmente cumprido.
Agora, está nas mãos do Congresso estender ou não o prazo para até algum tempo em 2020. Parece simples, mas não é. A única certeza é a de que a Câmara dos Deputados, com maioria democrata, fará sua parte e aprovará a extensão do prazo. Mas o senado, com maioria republicana, poderá obstruir o processo.
Além disso, cinco estados que ratificaram a emenda quando tinham governadores e maioria legislativa democrata na Assembleia Legislativa, se arrependeram quando o controle passou para o Partido Republicano. E anunciaram que poderiam rescindir suas ratificações.
Os republicanos, que são conservadores — em contraste com os democratas, que são liberais — se opõem à aprovação da emenda constitucional que garante direitos iguais às mulheres, porque acham que isso irá ameaçar suas posições em questões que não abrem mão, como a proibição do aborto e de concessão de certos direitos a transgêneros.
A posição dos políticos reflete a posição dos eleitores. A pesquisa, conduzida pela Associated Press-NORC Center for Public Affairs Research, revelou que nove em dez eleitores democratas aprovam a emenda, enquanto apenas seis em dez republicanos aprovam a medida.
A questão essencial é o aborto. Os republicanos-conservadores são pró-vida (pro life); os democratas-liberais são a favor da livre escolha (pro choice). A aprovação dessa emenda estabeleceria mais base constitucional para a Suprema Corte decidir a favor do aborto.
Na previsão dos conservadores, a aprovação da emenda de direitos iguais garantiria constitucionalmente às mulheres o direito de decidir sobre o próprio corpo. Isso é garantido hoje por decisão da Suprema Corte.
Mas, com muita frequência, os republicanos desafiam a decisão da Suprema Corte que liberou o aborto no país. Agora, com uma sólida maioria conservadora na corte e um processo já tramitando na justiça, os republicanos esperam reverter essa decisão.
Outros direitos iguais das mulheres em outras áreas, como a da igualdade salarial, vêm sendo consumados pelo tempo, na prática. A pesquisa revelou que sete em dez entrevistados acreditam que as mulheres sofrem menos discriminação hoje em dia; dois em dez acham que continua a mesma coisa; e um em dez acha que as coisas pioraram.
Por exemplo, o eleitor republicano Gerald Havens, entrevistado pelo The Guardian (que divulgou a pesquisa), disse que sua mulher, sua filha, sua irmã e sua sobrinha recebem salários equivalentes aos dos homens em seus trabalhos. Por isso, ele acha que a emenda está ultrapassada.
Porém, as maiores interessadas insistem que ainda há discriminação no trabalho e em outras áreas de suas vidas. Sem revelar o sexo dos entrevistados, a pesquisa diz que cerca da metade dos americanos pensam que a ratificação da emenda exerceria um impacto positivo na vida das mulheres; quatro em dez acham que não faria diferença; um em dez acha que iria piorar.
Quase dois terços dos americanos acreditam que o impacto seria positivo para as mulheres. Dois em dez acreditam que a ratificação da emenda iria afetar negativamente os homens. A maioria das mulheres, porém, acha que o impacto seria positivo para elas e para o país.
 é correspondente da revista Consultor Jurídico nos Estados Unidos.

Um comentário:

  1. If you're looking to burn fat then you absolutely need to start using this brand new personalized keto plan.

    To create this keto diet, certified nutritionists, fitness trainers, and cooks joined together to provide keto meal plans that are useful, convenient, money-efficient, and satisfying.

    Since their launch in 2019, thousands of people have already remodeled their body and health with the benefits a proper keto plan can give.

    Speaking of benefits: clicking this link, you'll discover 8 scientifically-confirmed ones offered by the keto plan.

    ResponderExcluir