Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Jogadoras de futebol da Espanha assinam acordo coletivo sobre salário e condições de trabalho

Após greve no final de 2019 que paralisou campeonato, atletas conquistaram salário mínimo, férias remuneradas e licença-maternidade.


ASSOCIATED PRESS

As jogadoras da primeira divisão do futebol espanhol assinaram seu primeiro acordo coletivo sobre salários e condições de trabalho, rompendo um impasse com as autoridades esportivas.

O acordo foi assinado na terça-feira (18), mas divulgado apenas nesta quinta-feira (20). Ele garante às jogadoras um salário mínimo de 16 mil euros por ano, além de férias remuneradas e licença-maternidade, entre outros benefícios.
“Este é um dia histórico, porque esse acordo coletivo é muito importante para jogadoras preocupadas com o futuro”, disse a ministra do Esporte, Irene Lozano.
“Também é importante para todas as mulheres espanholas, porque, quando um grupo de pessoas avança, o mesmo acontece com todos os outros”, completou.
Rubén Alcaine, presidente da Associação de Clubes de Futebol Feminino (ACFF), acrescentou: “Este é um momento para comemorar e agora todas as atletas do futebol feminino precisam trabalhar juntas.”
“Precisávamos de um modelo sustentável para o futebol feminino, a fim de armar o esporte com melhores recursos”, disse.
As negociações vinham acontecendo desde o ano passado. Em novembro de 2019, uma rodada do Campeonato Espanhol foi cancelada devido à greve das jogadoras, que pediam garantia de direitos.
O que motivou a paralização foi a falta de acordo entre o sindicato dos jogadoras do país e a Associação de Clubes de Futebol Feminino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário