por: Redação Hypeness
A mexicana Xóchitl Guadalupe Cruz López ganhou um prêmio como reconhecimento por sua dedicação à ciência, que faz parte de metade de sua vida. Detalhe: ela tem apenas 8 anos, e, desde os 4, se interessa por aprender e criar coisas novas.
Seu grande feito até hoje é um aquecedor solar para água feito a partir de materiais reciclados – painéis de vidro, garrafas PET, mangueiras e troncos de madeira -, que ela instalou no telhado de casa com uma ajudinha do pai, já que Xóchitl não se sentia segura o suficiente para subir.
Depois de ficar sabendo da criação, a UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México) entregou à menina o Reconhecimento ICN à Mulher, criado pelo Instituto de Ciência Nuclear para homenagear mulheres que colaboram com os avanços científicos mexicanos.
Durante a cerimônia de entrega, Xóchitl, a primeira criança a receber o prêmio, comentou que sua inspiração foi ajudar os moradores de sua região que não têm condições financeiras para comprar aquecedores comuns e precisam usar água gelada em casa, ou apelam para o uso de lenha, cortando árvores e contribuindo com o aquecimento global.
De acordo com o Conacyt, o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México, 36% de todos os pesquisadores científicos registrados no país são mulheres, sendo que o número total cresceu 65% desde 2012.
Segundo a UNESCO, 45% das pessoas que realizam pesquisas científicas na América Latina e Caribe são mulheres, fração maior que na Europa (34%) e bem superior à da Ásia (19%).
A inventividade da pequena Xóchitl é uma prova concreta do quanto vale a pena investir na educação e permitir que as garotas se dediquem à ciência, demonstrando o potencial das mulheres na busca por inovações que possam melhorar a qualidade de vida da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário