Estudantes de diversas áreas de conhecimento participaram da aula inaugural nesta segunda-feira (9). Curso tem como objetivo trabalhar aspectos socioemocionais.
Por EPTV 2
09/03/2020
Ensinar o aluno a ser feliz é o objetivo de uma nova disciplina oferecida pela Unicamp neste semestre. O curso "Habilidades emocionais e o impacto no desenvolvimento na engenharia: Felicidade" é aberto para alunos de todas as áreas e funcionários, e teve sua aula inaugural ministrada nesta segunda-feira (9), em Campinas (SP).
Segundo os idealizadores, o objetivo da disciplina é trabalhar conceitos socioemocionais dos alunos, abordando autoconhecimento e relações humanas. Para Ana Beatriz Munarolo, estudante do primeiro semestre de filosofia e uma das alunas inscritas na disciplina, o curso é essencial.
Segundo os idealizadores, o objetivo da disciplina é trabalhar conceitos socioemocionais dos alunos, abordando autoconhecimento e relações humanas. Para Ana Beatriz Munarolo, estudante do primeiro semestre de filosofia e uma das alunas inscritas na disciplina, o curso é essencial.
"Eu sinceramente acho que essa disciplina é algo que todo mundo deveria fazer porque nós não somos felizes, sabe? Aprender como ser feliz, como se sentir melhor, viver melhor, eu acho que é fundamental."
Ana Beatriz não é a única a acreditar na importância do curso. "É um assunto que a pessoa não imagina que esteja em uma faculdade de engenharia [...] Todo mundo fica ávido para saber sobre isso", comenta a aluna Fernanda Cristina Rocha.
Aprendizado
A grade curricular da disciplina inclui tópicos como neurociência, a constituição do sujeito, a importância do vínculo social, e a diferença entre sentimentos e emoções e missão, propósito e amor.
Para a professora de meditação Paula Ribeiro, a origem da real felicidade deveria ser uma matéria para todas as idades.
"Eu acho [o curso] maravilhoso. Acho inclusive que tinha que ser no ensino fundamental já, porque a gente não sabe realmente encontrar a felicidade. A gente procura nas coisas e nas situações, quando a felicidade está em um lugar um pouco mais óbvio, dentro da gente."
Na aula inaugural, da qual participaram 100 estudantes, uma das primeiras lições mostrou que quem não possui "sorte genética" para ser mais feliz pode aumentar as chances fazendo boas escolhas no dia-a-dia, como relevar uma briga ou ser menos orgulhoso.
Luiz Eduardo Drouet, especialista em gestão de pessoas, reafirma a possibilidade de "aprender a ser feliz".
"Cursos como o que vem sendo oferecido pela Unicamp mostram que tem um fundamento científico por trás da felicidade. Quanto mais a gente aprende sobre a felicidade, o que nos faz verdadeiramente felizes, isso acaba virando um guia para a gente poder perseguir essa felicidade no dia a dia."
Para o especialista em gestão de pessoas, a identificação de pensamentos e atitudes que sabotam a felicidade, um dos conceitos abordados pela disciplina, pode auxiliar na vida profissional.
"O segredo está muito em olhar na sua rotina, no seu dia a dia. [...] Se não a gente passa nossa vida inteira almejando um determinado objetivo e o que os estudos comprovam é que, quando você atinge muitas vezes esse objetivo, você descobre que não necessariamente ele vai realizar, representar toda essa felicidade."
Objetivos
Para os idealizadores, mesmo tendo diversos significados e definições, a "felicidade" abordada pela disciplina não se trata de uma fórmula exata, mas sim de evidências científicas e empíricas que aumentam a probabilidade de um caminho mais positivo na vida.
A professora Vanessa Rodrigues dos Santos Maria, uma das criadoras do curso, explica que uma das metas é ajudar os alunos a trilhar caminhos mais felizes.
"Esse caminho é construído, passo a passo, então é isso que a gente quer propor nessa disciplina. Que cada aluno possa pensar por si e escolher o seu ninho de felicidade."
Nenhum comentário:
Postar um comentário